Sorocaba é campeã da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023 na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública 

12 de novembro de 2023 20:14

Por: Secom


Cidade está classificada para a etapa nacional, que acontece em dezembro, em Brasília (DF).

Sorocaba é campeã da etapa estadual do Prêmio Band Cidades Excelentes 2023, entre as maiores cidades paulistas (acima de 100 mil habitantes), na categoria Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, e está classificada para a etapa nacional. O anúncio foi feito em cerimônia realizada na noite deste domingo (12), na sede do Grupo Bandeirantes de Comunicação, na capital paulista, com a presença de prefeitos de inúmeras cidades do Estado e deputados, além do presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad, do secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab, do presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), Sidney Estanislau Beraldo, do presidente do Instituto Aquila, Raimundo Godoy, além de dirigentes do Banco do Brasil, Aegea Saneamento e CCR Rodovias, apoiadores da iniciativa.

“É uma emoção fazer a abertura desse prêmio para premiar, homenagear e aplaudir de pé os melhores gestores públicos. E que todos eles sirvam de exemplo para os demais melhorarem e atingirem um número melhor em cada índice que temos”, destacou o presidente do Grupo Bandeirantes de Comunicação, João Carlos Saad.

A Prefeitura de Sorocaba inscreveu mais de 50 projetos inovadores em 2023 e a cidade também foi finalista nas categorias Educação e Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). Sorocaba também é bicampeã como Melhor Gestão do Brasil, em 2021 e 2022.

“Estou muito feliz. Sorocaba vive um momento maravilhoso. Isso mostra, mais uma vez, que estamos no caminho certo e quem ganha com tudo isso, com toda a certeza, é a população. Também agradeço toda a equipe de secretários, bem como os nossos valorosos servidores públicos, que não medem esforços para fazer o melhor pela nossa cidade e pela população”, afirma o prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga, ao lado da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Sirlange Frate Maganhato. Também esteve presente na premiação a secretária de Comunicação (Secom), Fernanda Burattini.

A iniciativa do Prêmio Band Cidades Excelentes é oriunda de uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Aquila, além de Acordo de Cooperação Técnica com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP), e tem como objetivo reconhecer iniciativas pioneiras de gestão pública municipal em todo o País, incentivar a implementação de projetos de melhoria na esfera pública, compartilhar referências e soluções de gestão para inspirar outros municípios e valorizar servidores públicos que atuam de forma proativa em benefício da população.

O Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA) é uma plataforma de tecnologia e inovação, desenvolvida pelo Instituto Aquila, com o objetivo de medir o nível de excelência das cidades brasileiras e promover o Ciclo Virtuoso do Desenvolvimento Humano. Com seis pilares estruturais de avaliação do IGMA (Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública), a ferramenta de inteligência artificial consolida 67 indicadores, a partir de fontes públicas.

Na avaliação de cada categoria, os municípios  foram divididos em grupos, de acordo com a população: menor ou igual a 30 mil habitantes, entre 30 mil e 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes.

Mais detalhes sobre a premiação e os indicadores avaliados podem ser conferidos nos links: https://cidadesexcelentes.com.br/ e https://premiocidadesexcelentes.band.uol.com.br/.


Saiba mais