Prefeitura inicia “pacote” de obras de requalificação asfáltica e iluminação em LED que abrange 32 ruas em 11 bairros de Sorocaba

27 de novembro de 2023 9:45

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

Melhoria integra amplo plano de recuperação asfáltica, que engloba sete lotes de ruas, em parceria com bancos internacionais. Ao todo, está prevista a requalificação asfáltica de mais de 110 quilômetros de vias no município.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead), iniciou, nesta semana, uma nova fase de obras de requalificação asfáltica, que atenderá a 31 ruas, de 10 bairros, nas Zonas Norte e Leste da cidade. Ao todo, serão 22,7 quilômetros de extensão de vias totalmente recuperadas.

A iniciativa, viabilizada por meio de financiamento junto ao New Development Bank (NDB), faz parte do Programa “Sorocaba Tem Pressa”, lançado em 2021 pela atual Administração Municipal, com objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade em andamento e iniciar novos empreendimentos viários.

A execução dessa etapa das obras está a cargo da empresa Casamax Comercial e Serviços Ltda., vencedora do processo licitatório, com prazo de 12 meses. Os serviços já começaram no bairro Cajuru do Sul, contemplando as ruas Hortência da Cruz, Corredora, Serra da Estrela, Colcarea e Brasil.

“O detalhe é que, junto com os serviços de requalificação asfáltica, também serão feitas manutenções de infraestrutura viária nessas vias, como revitalização de sinalização de trânsito e implantação de iluminação com tecnologia de LED, mais moderno mecanismo de telegestão”, enfatiza o prefeito Rodrigo Manga.

Outros bairros

Como parte desse mesmo contrato, também serão recuperadas as seguintes vias: Avenida Sandro Antônio Mendes e Rua Antonio Silva Saladino (Pq. Vitória Régia); Rua Nicola Gattone e Rua Pedro Pia (Jd. Nilton Torres); Rua Celestino José Capelatto, Rua João Silvestre, Rua Juvelina Bertelli Elias e Rua Telêmaco Cardoso (Jd. Novo Cajuru); Rua Lucídio Monteiro de Carvalho e Rua Franscisco de Assis Torres (Jd. Nilton Torres); Rua José Maria Hormos e Rua Pedro Natividade (Vila Dálmatas); Rua Hércules Franceschini, Rua João Mustafá, Rua Luiz Gonçalves de Camargo, Rua João de Oliveira Cassú, Rua João Leite Moura, Rua Benedito de Almeida Lima, Rua Antídio de Oliveira Santos e Rua Santo Chiatto (Éden); Avenida Garabed Gananiam e Avenida Dr. Antonio Souza Neto (Aparecidinha); Rua Nei Carlos Simi (Parque das Laranjeiras); Rua Roque Vieira e Padre Lívio Emílio Calliari (Jd. Ibiti); Rua Miguel Arcanjo Matielo (Jd. Carolina) e Rua Ascencion Desojo Dias (Jd. Jatobá).

Outros lotes

Segundo o CADI, esse “pacote” de obras integra um plano mais amplo de recuperação asfáltica, que engloba sete lotes de ruas, em parceria com o NDB (responsável por seis lotes) e o Fonplata – Banco de Desenvolvimento (por um lote). Ao todo, está prevista a requalificação asfáltica de mais de 110 quilômetros de vias no município.

“Este que começou agora é o lote sete. Os lotes um e dois já foram concluídos e o três está em andamento. Os lotes quatro (21,4 km), cinco (43,3 km) e seis (19 km) estão em fase final de contratação e a previsão é que obras comecem até janeiro de 2024. Ou seja, tem muito mais ruas para serem atendidas, em todas as partes da cidade”, resumiu a superintendente do CADI, Jessica Pedrosa, órgão responsável pelo gerenciamento das obras.

O lote três, que soma 3,2 km de vias, em andamento, está com trabalhos concentrados no Jardim Paulista, nas Ruas Antônio Scudeler Sobrinho, João Arjona Filho, Carlos Schuermann de Barros Filhos, Domingos Corrêa, Amadeu Bataglini, tenente Otacílio Weis Nogueira, Urbano da Silveira, Vitor Alfarano e Durvalina Tavares Prestes. Inclui, ainda, seis vias no Jardim do Paço, cujos serviços já foram finalizados, nas ruas Eliamara de Oliveira, José Rodrigues, Aparecida José Nunes de Campos, José Ferraz Filho, José Tosi e José Rusconi Francisco.

Ao passo que os lotes um e dois, somando 3,79 km de vias já recuperadas, abrangeu pontos nos bairros: Santa Rosália, Vila Adélia, Vila Juliana, Jd. Magnólias, Jd. Santo Agostinho e Vila Saúde/Vila São Bento. Os trabalhos foram feitos pela empresa Céu Azul Terraplanagem e Pavimentadora Ltda, também responsável pelo lote três.

Sorocaba Tem Pressa

O Programa “Sorocaba Tem Pressa!” abrange mais de 35 obras de mobilidade, atendendo a todas as regiões da cidade, das quais 10 já foram concluídas e 11 estão em andamento avançado. São ações que vão impactar positivamente na qualidade de vida dos sorocabanos, sendo que as obras, inclusive, englobam a construção de ciclovias e a instalação de sistema de iluminação pública com tecnologia de LED, mais moderno mecanismo de telegestão.

Os investimentos são realizados por meio de financiamentos previamente aprovados pela Câmara Municipal junto à Corporação Andina de Fomento (CAF), ao Fonplata – Banco de Desenvolvimento e ao Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), que podem chegar a US$ 126 milhões, além de parcerias com a inciativa privada e emendas parlamentares, além de parte com recursos próprios da Administração Municipal. O site www.sorocaba.sp.gov.br/obras traz informações detalhadas sobre as obras em andamento no município.