Prefeitura entrega revitalização completa do CRAS Nova Esperança neste sábado (21)

21 de maio de 2022 18:35

Por: Michelle Alves

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e contando com a parceria da iniciativa privada, entregou, na manhã deste sábado (21), a revitalização completa do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) do bairro Nova Esperança.

O prédio do CRAS Nova Esperança recebeu uma série de serviços, tais como: pintura em geral, troca de todo o piso, implantação de iluminação com tecnologia de LED, reforma na recepção e na área de serviço, troca total do forro e manutenção do telhado. A empresa Upertools foi a responsável pelas obras, com o apoio da Serpo.

O equipamento, ligado à Secretaria da Cidadania (Secid), fica ao lado de um conjunto de lazer, com quadra poliesportiva, praça e playground, que, inclusive, também foi revitalizado recentemente pela Prefeitura, por meio do programa “Cidade Linda de Verdade”. E, enquanto o CRAS esteve em reforma, a comunidade foi atendida na sede do projeto Metareciclagem, localizado na Vila Barão.

O vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto representou o prefeito Rodrigo Manga no evento oficial e enfatizou sua satisfação em entregar mais uma obra importante na cidade. “Contamos com a participação dos moradores dos bairros e das comunidades da região, que são quem engrandece Sorocaba. Vocês são muito importantes para nós nessa grande somatória de forças! ”, afirmou.

“Que possamos começar esta nova fase, com o CRAS revitalizado, atendendo com, cada vez mais, excelência a população. É apenas o começo, pois todos os outros CRASs passarão por essa revitalização, também em parceria com a iniciativa privada”, disse Clayton Lustosa, secretário da Cidadania (Secid).

“Mais um dia de festa, mais uma inauguração feita e estamos muito felizes com este evento. Agradecemos a parceria de sucesso com a empresa Upertools, que fez toda a revitalização interna e externa da unidade do CRAS Nova Esperança”, afirmou Darwin de Almeida, secretário da Serpo.

A secretária de Governo, Samyra Toledo, também falou sobre a importância das revitalizações dos próprios municipais. “O prefeito Rodrigo Manga nos deu essa missão, de possibilitar parcerias com a iniciativa privada, em benefício do desenvolvimento da nossa cidade. Esta gestão investe em quem está na ponta e atende a população de forma sempre muito próxima e atenciosa, assim como acontece nos CRASs. Em breve, estes locais receberão ainda mais estrutura, para melhorar, cada vez mais, o atendimento, como, por exemplo, novos equipamentos de tecnologia”, concluiu.

A moradora do bairro Rosemeire de Lima sempre procura o CRAS Nova Esperança quando precisa. “Eu sou muito bem recebida pelos funcionários do CRAS. Sempre que preciso de ajuda, de cesta básica, por exemplo, eu venho aqui. Que bom que o prédio foi reformado para nos atender melhor”, disse.

Durante o ato, a população teve à disposição serviços de saúde, como aferição de pressão, exames de glicemia, orientações sobre saúde bucal, atendimentos dos Ônibus Azul e Rosa e exposição sobre prevenção e combate à Dengue e outras doenças, com a Zoonoses. Ainda, foi disponibilizada oferta de empregos e de cursos profissionalizantes pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur), por meio do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) e da Uniten (Universidade do Trabalhador); além de informações sobre os programas Caixa D’água Social e Tarifa Social do Saae/Sorocaba, orientações sobre o uso consciente da água e oficinas de jogos e brincadeiras, oferecidas pela Secretaria da Educação (Sedu).

Além do vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto e dos secretários de Serviços Públicos e Obras, Darwin José de Almeida Rosa; da Cidadania, Clayton Lustosa; e de Governo, Samyra Toledo; também participaram do evento o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; a coordenadora do CRAS Nova Esperança, Ângela Patrícia Nogueira Domingues; a coordenadora do Metareciclagem, Nádia da Costa Teixeira; o assessor parlamentar do deputado federal Marcos Pereira, Caio Oliveira, e Amarildo de Carvalho, professor de futebol para as crianças da comunidade local.

Fotos: Michelle Alves – Secom/Divulgação