Prefeitura entrega obras de revitalização da quadra poliesportiva e implantação de academia ao ar livre e playground no Portal do Itavuvu

4 de abril de 2023 18:54

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

A Prefeitura de Sorocaba, nesta terça-feira (4), entregou as obras de revitalização da quadra poliesportiva, além de implantação de academia ao ar livre e playground em uma área de lazer localizada na Rua Alfanlix Rogeliza Gonçalves, no bairro Portal do Itavuvu, Zona Norte da cidade. A iniciativa, como parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, foi uma parceria da Administração Municipal com a empresa QualiMoura Cursos Industriais, viabilizada a partir de aporte via emenda parlamentar do vereador Fausto Peres.

Além da recuperação da quadra poliesportiva existente no local, foram instalados outros dispositivos de lazer na área, como playground, academia ao ar livre, mesas e bancos de concreto. O espaço público ganhou, ainda, iluminação com lâmpadas de LED e calçamento no entorno.

“São muitos desafios, mas temos conseguido desenvolver soluções eficientes e rápidas para melhor atender a população. Entre elas, há essas parcerias com o setor privado, que proporcionaram mais essa nova praça para a comunidade da Zona Norte”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, durante ato que marcou a entrega da nova área de lazer.

Os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob) prestigiaram o evento, assim como o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e os vereadores Fausto Peres, autor da emenda parlamentar destinada, e Caio Oliveira. A empresa QualiMoura esteve representada pelo seu diretor, Iran Moura.

A secretária Ivana de Lima, 47, é moradora do bairro há 15 anos e conta que as crianças precisavam, mesmo, de um local adequado para se divertir. “Todo mundo aqui gostou dessa obra. Sei que muitas outras áreas de lazer, como esta, também foram recuperadas pela Prefeitura em bairros da cidade. A população merece mesmo ter um lugar para o lazer e a prática esportiva”, completou a munícipe, enquanto a filha, Maria Luísa,  11 anos, se divertia nos brinquedos do novo playground.

As melhorias proporcionadas no espaço esportivo e de lazer incluíram, ainda, a implantação de portão de acesso, troca de alambrados internos e externos, pintura do local e implantação de redes e traves esportivas. “É uma honra contribuir com uma iniciativa dessa, agora, presenciando muitas crianças se divertindo em uma obra que atende diretamente a população”, apontou o secretário da Serpo.

O programa “Sorocaba Linda de Verdade” abrange serviços de manutenção, reparo e revitalização de espaços públicos, como ruas, praças, cemitérios, unidades escolares, Centros Esportivos, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outros, em todas as regiões do município.

“É um programa que está permitindo recuperar áreas degradadas, há muitos anos, na cidade de Sorocaba. Tornando lugares que estavam abandonados em espaço de convivência para as famílias”, disse o secretário da Semob. Ele adiantou, inclusive, que, devido ao aumento da frequência das crianças na nova área, para conferir ainda mais segurança ao espaço, o setor de mobilidade vai estudar a viabilidade de instalação de redutor de velocidade nas vias próximas, como forma de inibir abusos por parte dos motoristas.

 

Serviços ao cidadão

Durante a entrega das obras, foram oferecidas atividades gratuitas à população: aferições de pressão arterial e glicemia, pela Escola de Enfermagem Grau Técnico; Gibiteca Itinerante, da Secretaria de Cultura (Secult); serviço sociais da Secretaria da Cidadania (Secid), atendimentos do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur); cursos profissionalizantes da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten); entrega de informativos sobre o uso consciente da água e o programa Caixa d’Água Social, do Saae/Sorocaba; exposição de animais taxidermizados e distribuição de mudas pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), além de dicas sobre prevenção à dengue e outras doenças, pela Zoonoses/SES, o Procon Móvel e a presença do cão terapeuta Buddy, do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM).

“Está tudo muito bonito e cheio de gente por aqui. O lugar está bem cuidado e valeu vir para prestigiar esse evento”, completou a operadora de loja Kelli de Jesus Lourenço Antônio, junto do filho Issac, de 3 anos, moradores do Parque das Laranjeiras, e que aproveitaram para conferir os serviços gratuitos disponibilizados pela Prefeitura para a comunidade.


Saiba mais