Prefeitura entrega obras de restauro dos museus municipais de Sorocaba

1 de junho de 2023 20:30

Por: Mariana Campos


Museu Histórico Sorocaba e Museu da Estrada de Ferro Sorocabana estão reabertos à população a partir desta quinta-feira (1). Já, o Casarão de Brigadeiro Tobias será reaberto, em breve. Um edital de chamamento será publicado para selecionar uma entidade para realizar a gestão deste espaço, com exposições e atividades culturais.


Em cerimônia realizada nesta quinta-feira (1), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), entregou as obras de restauro do Museu Histórico Sorocabano (MHS), Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS) e Casarão de Brigadeiro Tobias. A solenidade foi realizada no MHS, anexo ao Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, com a presença de autoridades, alunos da E.M. “Quinzinho de Barros”, localizada na Vila Hortência, da Escola do Futuro “Tarsila do Amaral”, de Itapevi (SP), além da participação especial de alunos do Projeto Guri, mantido pelo Governo do Estado em parceria com o Município de Sorocaba.


A iniciativa de preservação dos prédios históricos de Sorocaba foi possível graças ao convênio 777.397/2012, com o Ministério do Turismo, por meio da mandatária Caixa Econômica Federal (CEF). Todos os equipamentos culturais são tombados como patrimônio histórico da cidade, com relevante valor para o município.


“É uma alegria muito grande estar aqui, hoje, neste momento extremamente importante. Com trabalho e dedicação, conseguimos reaver esse convênio, de 2013, com a Caixa Econômica Federal, que estava praticamente perdido, prestes a vencer, para recuperarmos espaços históricos, resgatando, com isso, a cultura da nossa cidade, como esse importante museu (MHS), permitindo que a população possa prestigiar mais essa atração em Sorocaba, que conta a história da cidade”, declarou o prefeito Rodrigo Manga. Os prédios passaram por processo de degradação pela ação natural do tempo e o restauro arquitetônico garante a conservação dos imóveis e do acervo, além da manutenção dos projetos desenvolvidos e o conforto e a segurança de visitantes e funcionários.


O MEFS, por exemplo, recebeu telhado novo; raspagem, calafetação e aplicação de cera no piso interno de madeira; restauro de janelas e portas; concretagem e aplicação de pintura no piso do porão, além de pintura interna e externa. Já, o MHS recebeu pintura interna e externa das paredes e envernização das colunas. Por fim, o Casarão de Brigadeiro Tobias recebeu pintura externa e restauro dos beirais; pintura das janelas e portas; limpeza da escada de entrada; limpeza das calçadas externas com hidrojateamento, além da troca dos tijolos deteriorados do piso interno e rejuntamento.


“Agradeço ao prefeito Rodrigo Manga por resgatarmos a verba da CEF, que proporcionou essas melhorias nesse casarão histórico, construído em 1780, para entregarmos à população um espaço turístico e cultural, assim como o Museu da Estrada de Ferro e o Casarão de Brigadeiro Tobias”, declarou o secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, que lembrou, na ocasião, também da entrega da conclusão das obras do Barracão Cultural, ocorrida no mês de maio.


“A Caixa Econômica é uma grande parceira dos municípios. A nossa representação em Sorocaba atende 58 cidades. Somente com Sorocaba temos mais de 25 projetos em parceria, desde a inauguração deste museu até obras de saneamento e o Sistema BRT”, afirmou o gerente da CEF, Rogério Fernando do Amaral.


Além do prefeito Rodrigo Manga, do secretário de Cultura, Luiz Antonio Zamuner, e do gerente da CEF, Rogério Fernando do Amaral, participaram da solenidade os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras) e Fernanda Burattini (Comunicação), mais a superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead), Jéssica Pedrosa, o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Santos.


Também estiveram presentes o representante da CEF, Marcos Antônio Sansão, a gerente regional do Projeto Guri, Ana Laura Esteves, o diretor Regional de Esportes do Governo do Estado de São Paulo, Osni Nogueira, o representante da Associação dos Comerciantes e Ambulantes do Zoológico “Quinzinho de Barros”, Luiz Fernando, e o representante do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), Marcelo Nascimento.


Sobre os museus


O Museu Histórico Sorocabano foi criado no dia 3 de março de 1954 e, nos primeiros anos de funcionamento, ficava instalado no Gabinete de Leitura Sorocabano. Em 1966, a família Prestes de Barros doou a chácara e o casarão, datado de 1780, para a Prefeitura. Em 1968, foi inaugurado o Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” e também foi reinaugurado o Museu Histórico Sorocabano, que, desde então, ocupa o casarão histórico.


Seu acervo histórico, formado por telas, pinturas, esculturas em argila, maquinários, mobiliário, acervo tropeiro, bandeirante, artefatos indígenas e objetos, conta toda a história do surgimento do município e seus moradores e personalidades, muitos com participação ativa na formação e no desenvolvimento, não só da cidade, como de todo o País.


O MHS está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, anexo ao Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h. Excepcionalmente, neste fim de semana (3 e 4 de junho), o espaço estará fechado para finalização dos últimos detalhes do acervo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 99163-5742.


O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana foi inaugurado em 29 de novembro de 1997, em uma casa que pertencia aos engenheiros da Estrada de Ferro Sorocabana e foi cedida à Prefeitura que, posteriormente, restaurou o espaço.


Seu acervo é constituído por pinturas, fotografias, mapas e objetos, que relembram a história da Estrada de Ferro Sorocabana, tais como máquinas de escrever, de calcular, aparelhos telefônicos, PABX, teodolitos e diversos outros elementos históricos. O visitante também encontra no local pinturas e artefatos pessoais de Luiz Matheus Maylasky, visconde de Sapucaí e diretor da Estrada de Ferro Sorocabana, além de imagens e documentos que contam a história do início das ferrovias e locais por onde elas passaram.


O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana está localizado no Jardim Maylasky, na Rua Álvaro Soares, 533, no Centro, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3231-1026 ou pelo e-mail: mefs@sorocaba.sp.gov.br.


Já, o Casarão de Brigadeiro Tobias, localizado na Antônio Fratti s/nº, no bairro Brigadeiro Tobias, área rural da Zona Leste da cidade, é cercado por uma vegetação de Mata Atlântica. Construído por volta de 1780 no estilo Bandeirista, utilizando-se das técnicas de taipa de pilão e taipa de mão, com portas e janelas imensas, o casarão foi propriedade do Padre Rafael Tobias de Aguiar, que, em outra residência, criou seu sobrinho Antônio Francisco, pai do Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, figura histórica que originou o nome do bairro.


Tombado em 1973 pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), tornando-se um patrimônio histórico do Estado de São Paulo, o imóvel funciona como sede do Centro Nacional de Estudos do Tropeirismo, cujo objetivo é preservar e divulgar a cultura tropeira para a população, incluindo pesquisadores de diversas áreas.


A Secretaria de Cultura informa que o Casarão de Brigadeiro Tobias será reaberto, em breve. Um edital de chamamento será publicado para selecionar uma entidade para realizar a gestão do espaço, com exposições e atividades culturais. Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 3212-8170 ou pelo e-mail: secult@sorocaba.sp.gov.br.

Fotos: Michelle Alves e Mariana Campos/Secom


Saiba mais