Prefeitura de Sorocaba realiza entrega da primeira das 17 novas escolas com obras já iniciadas no município

19 de maio de 2023 20:54

Por: Rose Campos

O CEI-137, localizado na Vila Almeida, na Zona Norte da cidade, tem capacidade para atender até 94 alunos.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou, na tarde desta sexta-feira (19), a primeira entrega das 17 obras de unidades escolares que estão em construção no município. Localizado na Vila Almeida, na Zona Norte, o CEI (Centro de Educação Infantil) 137 “Ambrosina Amaral Marchetti” vai atender a demanda dos bairros próximos e reúne cinco salas de aula, com capacidade para receber até 94 alunos, inclusive aqueles com mobilidade reduzida ou necessidades especiais. A nova creche foi construída seguindo o modelo estabelecido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), com recursos oriundos do Governo Federal.

Participaram da entrega da nova escola o prefeito Rodrigo Manga, os secretários da Educação (Sedu), Marcio Carrara; de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa; de Gabinete Central (SGC), Samyra Toledo; de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro; mais o ouvidor-geral do Muicípio, Evandro Bueno; os vereadores Luís Santos, Péricles Régis e Fausto Peres; a diretora da escola, Ana Célia Oliveira; e os filhos da cidadã homenageada que deu nome ao Centro de Educação Infantil, Aloísio, Auro, Paulo, Áurea e Ângela Marchetti.

Esta é mais uma unidade que irá se beneficiar das muitas inovações que têm sido proporcionadas à rede municipal de ensino, tais como as lousas digitais, os notebooks e Chromebooks, os kits de uniformes e mais uma série de outros recursos que estão ajudando nossos alunos a se desenvolverem”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Lembro que, ao assumirmos a pasta, foi feita uma pesquisa sobre todas as possibilidades de construção de novas unidades escolares e esta era uma delas, sonhada pela população desde 2017. Então, não só localizamos a área, mas fomos buscar os recursos disponíveis junto ao FNDE. Outras quatro escolas já passaram por reformas completas e foram entregues, mas esta é a primeira que foi iniciada do zero. E agradeço, além de toda a equipe, da Secretaria da Educação, também o time da Secretaria de Serviços Públicos e Obras, que vem atuando como um grande parceiro”, afirmou o secretário da Educação, Marcio Carrara.

Este é um momento muito especial. Porque todos nós, secretários, quando assumimos, fomos informados pelo prefeito sobre as metas e objetivos desta atual gestão. Eram desafios muito grandes e muitos pareciam longe de alcançar. Mas, com o trabalho e a união de todos, estamos vendo cada sonho se tornar realidade. Como a entrega desta e de várias outras escolas, que ainda estão para acontecer”, frisou o secretário da Serpo, Darwin de Almeida Rosa.

A construção de cada creche ou escola fará, com certeza, grande diferença na vida de muitas famílias que moram no entorno. Um exemplo é o da moradora Ana Cláudia Fontes Pereira, que tem dois filhos, Luana, de um ano e meio, e Lorenzo, de três anos. O Lorenzo já está matriculado em outra creche, mas Luana passará a frequentar, já a partir de segunda-feira (22), o novo CEI-137, que fica na mesma rua onde mora. “É só atravessar a rua. Estou muito contente com a inauguração desta creche, que é muito bonita, e vou querer trazer meu outro filho para cá também”, opina Ana Cláudia.

Mary Kelly da Silva também é mãe de dois filhos e não vê a hora de sua filha, Alícia, de dois anos, também começar a frequentar as aulas na creche recém-inaugurada. “Estava aguardando essa vaga. E, agora, vai ser uma maravilha! Porque moro ao lado. E vai me ajudar muito em relação ao meu trabalho”, disse Mary Kelly, que é vendedora.

A Prefeitura ainda finalizará, até o fim deste ano, a construção de mais 16 novas unidades educacionais, que atenderão perto de 4.000 novos alunos. Com a construção de todas essas novas unidades, a meta é zerar a fila histórica por vagas na rede municipal de ensino na cidade de Sorocaba, em especial na etapa creche.

Emocionado e com voz embargada, Aloísio, um dos filhos de Dona Ambrosina, que agora dá nome à creche, também se pronunciou: “minha felicidade maior não é só por esta homenagem à minha mãe. Minha felicidade é em nome de toda uma comunidade, que vai se beneficiar de um lugar como esse, que me encantou desde que cheguei aqui. A homenagem é para todas as crianças que precisam de um local, como este, para estudar e, agora, vão poder usufruir”, ele completou.

Fotos: Marcel Herrera/Secom