Prefeitura de Sorocaba inicia obras de pavimentação de ruas na Vila Bom Jesus

5 de maio de 2023 18:26

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), anunciou as obras de pavimentação em ruas na Vila Bom Jesus, Zona Norte da cidade. Os preparativos tiveram início nesta sexta-feira (5), logo após ato realizado no local, sendo que os trabalhos vão prosseguir por até 120 dias, como parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”.

As intervenções ocorrerão nas ruas Abud Athie, Jonas Leite, Basílio J. Gentil, Joana Alves Trindade e Délcio Bompani. O investimento total é de aproximadamente R$ 1 milhão, mediante convênio estadual, com recursos oriundos de emenda parlamentar da deputada estadual Maria Lúcia Amary.

“Nosso Governo tem conseguido resgatar muitas emendas antigas e que estavam perdidas. Essa é uma delas e que está sendo revertida em benfeitorias para a população da Vila Bom Jesus. Aqui no bairro, vamos aproveitar para recuperar o parque ao lado da igreja, dentro de 15 dias, e revitalizar a creche que atende à comunidade”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, pouco antes de assinar a ordem de início da pavimentação das ruas.

Na ocasião, também marcaram presença os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serpo) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob); o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o vereador Rodrigo do Treviso; o assessor da deputada Maria Lúcia Amary, Caio Almeida, e o representante da CG Engenharia e Cosntrutora, Felipe Chichon, empresa que vai executar as obras.

Ao todo, 5.058,64 metros quadrados de vias serão pavimentadas e haverá a instalação de rede de drenagem, composta por guias e sarjetas. As vias terão sete metros de largura e as obras serão supervisionadas por equipes técnicas da Serpo. “Os preparativos já começaram, com os serviços de limpeza e topografia. Na segunda-feira (8), as obras em si terão início”, apontou o secretário da Serpo.

“Essas obras são esperadas há décadas. Moro aqui há 40 anos e essas melhorias serão uma bênção, só por não ter mais que conviver com poeira ou lama em dia de chuva”, disse o aposentado Lindoval de Souza, 68 anos. “Em dias de chuva intensa, a gente costuma deixar o carro em outra rua, pois, na frente de casa, não tem condições, devido à lama. Agora, isso tudo vai mudar”, complementou a filha dele, Elineia de Souza, 36 anos.

Os locais em obras estarão devidamente sinalizados, sendo que a recomendação aos motoristas é redobrar atenção ao trafegar pelo bairro, pois haverá interdições temporárias de tráfego nos trechos em pavimentação. “Caberá também à Prefeitura, após concluída a pavimentação, fazer toda a sinalização viária nos arredores. Já estamos com os projetos em andamento”, frisou o secretário da Semob.

O programa “Sorocaba Linda de Verdade” abrange serviços de manutenção, reparo e revitalização de espaços públicos, como ruas, praças, cemitérios, unidades escolares, Centros Esportivos, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outros, em todas as regiões do município. Por meio de parcerias com a iniciativa privada, no total, já foram economizados acima de R$ 50 milhões aos cofres públicos para a revitalização de mais de 70 áreas públicas na cidade.