Prefeitura de Sorocaba entrega revitalização de área de lazer no Jardim Zulmira

25 de outubro de 2023 20:12

Por: Evelyn Azevedo

A Prefeitura de Sorocaba entregou, nesta quarta-feira (25), as obras de revitalização da área de lazer na Praça “Pedro de Camargo Filho”, localizada na Rua Lisboa, no Jardim Zulmira, Zona Oeste da cidade. Os serviços foram executados em parceria com a empresa Drogaria São Paulo, por meio de medida mitigadora.

A melhoria atende a uma demanda antiga dos moradores do bairro, como parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”. O objetivo foi de proporcionar lazer e mais oportunidades de convívio em uma área harmoniosa, atrativa e segura, promovendo qualidade de vida aos munícipes.

“Esse espaço estava completamente abandonado, feio e, hoje, voltar aqui para presenciar essas crianças brincando na nova área de lazer, totalmente revitalizada, é uma enorme satisfação. Além de poder ser utilizado por todos os moradores, esse espaço ainda vai valorizar bastante os imóveis do bairro. Parabéns a todos os envolvidos por trazer essa importante melhoria para os moradores do bairro”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

A revitalização do espaço público contemplou reforma total da quadra, implantação de academia ao ar livre, playground, bancos de concreto, iluminação com tecnologia de LED, paisagismo novo e revitalização do calçamento.

Para o secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa, o programa “Sorocaba Linda de Verdade” têm sido primordial na recuperação de espaços públicos, permitindo a realização das parcerias público-privadas em benefício da cidade e de toda a população. “Não medimos esforços para tornar Sorocaba uma cidade cada dia mais bem cuidada e linda, além de proporcionar lazer e bem-estar aos moradores e isso está sendo possível sem custo para o Poder Público”, disse.

“É um prazer retornar ao bairro e ficamos muito felizes com as recuperações de espaços importantes para a população local, como este. Esse planejamento de revitalização contempla, também, nova sinalização viária, garantindo um fluxo efetivo nas vias do bairro”, declarou o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini.

Josiane Vieira, moradora do Jardim Zulmira há mais de 30 anos, disse estar surpresa com a transformação do local. “Está irreconhecível! Antes, não tínhamos esse espaço bonito, era escuro e o descuido acabava atraindo pessoas mal-intencionadas. Espero que os moradores colaborem para a preservação da nossa nova área de lazer”, pontuou.

A população que compareceu ao evento ainda pôde contar, gratuitamente, com serviços e atividades oferecidos pela Prefeitura. A Secretaria da Saúde (SES) proporcionou serviços de aferição de pressão e exames de glicemia aos presentes, além da exposição da Divisão de Zoonoses da SES, sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças.

A Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert) levou à comunidade os serviços do PAT Móvel e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), o Espaço Empreendedor. Quem também contribuiu com ação foi a Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), com a doação de mudas de árvores, além da Guarda Civil Municipal (GCM), com a presença e interação com o público do cão terapeuta Buddy.

Além do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serpo) e Carlos Eduardo Paschoini (Semob), também participaram da entrega o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o vereador Caio Oliveira; o líder comunitário Osni Nogueira e, representando o deputado estadual Vitão do Cachorrão, o chefe de gabinete Gilberto Soares de Melo.