Prefeitura de Sorocaba entrega revitalização de área de lazer no bairro Barcelona

20 de julho de 2023 9:55

Por: Evelyn Azevedo


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), entregou, nesta quarta-feira (19), as obras de revitalização da área de lazer localizada na confluência entre as ruas Flórida e Arizona, no bairro Barcelona, Zona Leste da cidade. Os trabalhos foram executados em parceria com a empresa Roldão Atacadista, por meio de medida mitigadora e emenda parlamentar de autoria do vereador Vinicius Aith.

As obras no espaço público fazem parte do programa municipal “Sorocaba Linda de Verdade” e têm como objetivo proporcionar lazer e mais oportunidades de convívio, além da prática esportiva, garantindo qualidade de vida aos moradores. A revitalização contemplou melhorias na pista de Bocha, reforma do alambrando e do passeio público, implantação de iluminação com lâmpadas de LED, academia ao ar livre, bancos e mesas de concreto, além de pista de caminhada e Bicicross.

“É uma alegria muito grande poder entregar mais uma área de lazer nova para a população. As obras de revitalização foram realizadas da melhor maneira possível, visando qualidade e com o objetivo de proporcionar momentos que estimulem hábitos saudáveis, como a prática de atividades físicas”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Clayton Lustosa (Cidadania – Secid) e Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab); além do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto, do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, mais o vereador Vinicius Aith, o coordenador de manutenção da Roldão, Aurindo de Almeida Júnior, e a especialista de legalização da empresa, Melissa Medeiros.

“O programa ‘Sorocaba Linda de Verdade’ tem surpreendido positivamente. Essa é mais uma das diversas entregas de sucesso que a Administração Pública vem realizando. E, isso tudo é graças ao trabalho incansável das secretárias municipais envolvidas e às importantes parcerias com as empresas privadas”, afirmou o secretário de Serviços Públicos e Obras.

O trabalho integrado entre as secretarias contemplou, ainda, a revitalização completa da sinalização viária no bairro. “A Secretaria de Mobilidade também esteve empenhada nas melhorias do entorno da área de lazer. Além da nova sinalização, atendemos aos pedidos dos moradores e implantamos redutores de velocidade, para garantir a segurança de todos que frequentam ou transitam pelo local”, declarou o secretário de Mobilidade (Semob).

A moradora Maria Aparecida Pereira costuma fazer caminhadas na área e esteve presente para conferir a inauguração do espaço todo revitalizado. “Ficou muito bom! Agora, com as obras fica mais seguro para caminhar, inclusive. Aprovado!”, elogiou.

A pista de Bicicross já foi estreada no ato de entrega, com a presença do Clube Sorocabano de Bicicross. Fabrício Mozer, também morador do bairro, acompanhou o filho Daniel, de 6 anos, que faz parte do grupo esportivo, e aprovou a nova opção para os treinos. “Foi ótimo ver a iniciativa para a implantação da pista, aqui, perto de casa. Esse é um início para melhorar, ainda mais, as condições para a prática de Bicicross na cidade”, ressaltou Fabrício.

Atividades e serviços gratuitos à comunidade

A população que compareceu ao evento pode ainda contar, gratuitamente, com serviços e atividades oferecidos pelo Poder Público no local. A Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional levou à comunidade os serviços do PAT Móvel e orientações sobre os cursos da Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios).

Quem também contribuiu com o evento foi a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), com a doação de mudas de plantas e árvores, e a Guarda Civil Municipal (GCM), com a presença e interação com o público do cão terapeuta Buddy.

A Secretaria da Saúde (SES), por sua vez, ofereceu serviços de aferição de pressão e exames de glicemia à população. Houve, ainda, uma exposição da Divisão de Zoonoses da SES, sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças. Além disso, as crianças presentes contaram com oficinas recreativas, proporcionadas pela Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav).

Fotos: Michelle Alves – Secom


Saiba mais