Prefeitura de Sorocaba entrega revitalização da Praça “Luiz Ribeiro” na Vila Carvalho

26 de setembro de 2023 18:54

Por: Eduardo Santinon

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), realizou, na tarde desta terça-feira (26), a entrega da revitalização da Praça “Luiz Ribeiro”, localizada na Rua Andrelino de Camargo, na Vila Carvalho, Zona Norte da cidade. A obra faz parte do programa municipal “Sorocaba Linda de Verdade”.

As melhorias foram executadas em parceria com a Nutrisavour Comércio de Alimentos Ltda., via medida mitigadora. A praça foi contemplada com a revitalização de calçada, playground, bancos, instalação de iluminação pública com tecnologia de LED, paisagismo, além da academia ao ar livre, da arquibancada e da quadra poliesportiva.

“Restaurar essa quadra era uma demanda de mais de 15 da comunidade deste bairro e ficou incrível, graças à parceria com a inciativa privada, que tem possibilitado melhorias, como essa, em todas as regiões da cidade. Já são mais de R$ 100 milhões investidos em revitalizações de espaços públicos pelo setor privado”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga.

Além do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu), Vitor Mosca (Esporte e Qualidade de Vida  – Sequav) e Paulo Henrique Marcelo (Desenvolvimento Econômico e Turismo – Sedetur), também participaram do evento o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra; o coordenador do Concilia Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Governo (Segov), Fabrício Mena; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e a representante da Nutrisavour, Renata Costa Sales.

“Era um lugar abandonado e ficou ideal e harmonioso para toda a família. É importante a comunidade zelar por esta área de lazer, pois é um espaço feito especialmente para todos que moram no bairro e arredores”, afirmou o secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo).

Moradora do bairro, Ana Carolina Pimentel, 38 anos, acompanhou a solenidade de inauguração da área de lazer revitalizada e elogiou a qualidade do novo sistema de iluminação pública. “Essa espaço era um verdadeiro ‘buraco esquecido’ e ficou tudo maravilhoso. Os postes de luz são um diferencial, pois permitem o convívio das pessoas à noite e é fator de segurança para todos”, disse ela, junto da filha Heloisa, de 7 anos.

O secretário da Semob, durante o ato, anunciou a instalação de uma lombada na Rua Andrelino de Camargo e ainda lembrou que toda a sinalização viária nos arredores da Praça foi recuperada. “É um pacote completo de ações, sendo que a instalação de dispositivo redutor de velocidade, já na próxima semana, vai promover mais segurança por aqui, onde há muitas crianças brincando”, acrescentou.

Para o secretário da Sedetur, a revitalização da praça também tem um sabor especial. “Nasci aqui, na Vila Carvalho, e meus pais e avós moram por aqui. Sempre trago meus filhos para jogarem bola nesta quadra e a reforma ficou espetacular. Inclusive, viemos no último fim de semana e estava cheio de gente”, contou.

Durante o evento, foi oferecida pela Prefeitura de Sorocaba uma série de atividades gratuitas para todos os presentes, como: aferição de pressão arterial e glicemia, proporcionada pela Escola de Enfermagem Marques; Unidade Móvel do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), da Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), juntamente com a Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten), na oferta de cursos profissionalizantes; além de exposição sobre prevenção à dengue e outras doenças, pela Zoonoses/Secretaria da Saúde (SES).