Prefeitura de Sorocaba entrega pavimentação total da Rua Augusto Lippel

16 de agosto de 2023 21:20

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

A Prefeitura de Sorocaba conclui a última fase e entregou as obras de pavimentação total da Rua Augusto Lippel, no bairro Parque Campolim, na Zona Sul da cidade. Um ato foi realizado no local, no fim da tarde desta quarta-feira (16), para celebrar essa importante melhoria, que faz parte do programa “Sorocaba Tem Pressa” e é aguardada há mais de 25 anos pela população.

Trata-se da ligação final dessa via com a Rua Heloísa Oliveira Evangelista, nas proximidades do trevo para saída à Raposo Tavares. As intervenções foram feitas pela Prefeitura de Sorocaba, em parceria com a Construtora Planeta, como medida mitigadora em relação aos empreendimentos realizados pela empresa na cidade, e trazem melhor fluidez ao tráfego de veículos nessa região da cidade.

“As obras foram executadas em conformidade com todas as exigências legais, causando o mínimo possível de transtorno e atendendo a uma demanda de mais de décadas da população. A Administração Municipal obteve todas as licenças ambientais que autorizam os trabalhos nesse trajeto, pois tem um córrego que passa aqui, nas proximidades. Tudo foi tratado com seriedade e o resultado final é este, que entregamos agora com muita satisfação”, destacou o prefeito Rodrigo Manga, pouco antes de inaugurar a obra.

Durante o evento, o chefe do Executivo esteve acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade) e Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu); além do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do vereador Vinícius Aith; do diretor executivo da Construtora Planeta, Sandro Souza, do gerente-geral de obras da empresa, Rodrigo Taneishi, e da coordenadora de obras, Larissa Barros. Também marcaram presença Wilson Evangelista Júnior e Dario Hadade, que foram parceiros na cessão de áreas, nos trechos 2 e 1, respectivamente, para que as intervenções pudessem ser realizadas.

Os serviços estiveram a cargo da empresa contratada Céu Azul Terraplanagem e Pavimentadora Ltda. As obras foram organizadas em três etapas, sendo que a primeira delas já estava concluída desde maio de 2022 e a segunda e a terceira fases foram finalizadas concomitantemente, agora.

“Com essa grande obra conseguimos implantar pavimentação em vias do bairro que, há anos, aguardavam pela melhoria. Ao todo, foram mais de 10 mil m² de área pavimentada, fruto do trabalho em conjunto do Poder Público com a iniciativa privada, o que garantiu, ainda, toda a iluminação com tecnologia em LED”, ressaltou o secretário da Serpo.

A Secretaria de Mobilidade (Semob) foi a responsável pelo estudo do projeto viário e a implantação de toda a sinalização da via, cuja obra é considerada fundamental para otimizar a fluidez do tráfego na região do Campolim. “A obra vai desafogar o trânsito nessa região, oferecendo segurança, agilidade e comodidade às pessoas que transitam por ali”, apontou o secretário da Semob.

Etapas da obra
O trecho 2 das obras de pavimentação da Augusto Lippel foi o intermediário de todo o empreendimento, abrangendo cerca de 420 metros da Rua Augusto Lippel, a partir da Rua Amalia Ayala Perez. Foram 2.990 m² de área pavimentada, 840 metros de calçadas, 310 metros de área de drenagem, iluminação com lâmpadas de LED e muro de proteção em arrimo. Por sua vez, o trecho 3 teve 620 metros de extensão da Rua Augusto Lippel pavimentados, o que equivalente a uma área de 4.574,50 m², além de implantados 1.240 metros lineares de calçada e 630 de rede de drenagem.

No primeiro trecho, de aproximadamente 320 metros, entre a Avenida Professora Izoraida Marques Perez e a Rua Amalia Ayala Perez, além dos serviços de pavimentação, foram executados também serviços de drenagem e calçamento. Naquela ocasião, o Saae/Sorocaba implantou 750 metros de rede de esgoto e 1.200 metros de redes de água no local, além de fazer o remanejamento de duas outras redes de água, instaladas na Rua Augusto Lippel.
Moradora do local há mais de 12 anos, Marilene de Cássia da Silva acompanhou de perto a concretização de um sonho que, antes, parecia impossível de realizar. “Todos nós amamos o serviço feito aqui, pois essa era uma luta dos moradores que, por muito tempo, foi ignorada. Parabéns a todos os envolvidos deste Governo”, disse.

“Sorocaba tem Pressa”
O programa “Sorocaba Tem Pressa” foi instituído pela atual Administração, com o objetivo de conferir agilidade às obras de mobilidade urbana já em andamento na cidade e iniciar novos projetos. A iniciativa contempla importantes empreendimentos viários, por meio de contratos de financiamento com a Corporação Andina de Fomento (CAF), o Fonplata – Banco de Desenvolvimento e o Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), além de parcerias com a iniciativa privada e emendas parlamentares.

Ao todo, são mais de 30 obras de mobilidade urbana previstas para serem executadas até 2024, que vão impactar positivamente na qualidade de vida de todos os sorocabanos. Nesse pacote, estão contempladas importantes e aguardadas obras em todas as regiões da cidade.

Fotos: Eduardo Santinon – Secom