Prefeitura de Sorocaba entrega pavimentação de ruas no Jardim Santa Helena

13 de julho de 2023 19:46

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br), Evelyn Azevedo

A Prefeitura de Sorocaba entregou a pavimentação de quatro ruas no Jardim Santa Helena, na Zona Norte da cidade. O ato oficial ocorreu, nesta quinta-feira (13), na Rua Fernando Rogich Vieira, altura do número 188. Ao todo, foram 9.447 metros quadrados de vias que receberam novo pavimento asfáltico, em parceria com a iniciativa privada.

As melhorias contemplaram as ruas Paulo César Cordeiro, Luís Carlos da Silva, Fernando Rogich Vieira e João Pedro da Silva e foram executadas a partir de medida mitigadora, pela JJ Reis Empreendimentos, como compensação pela implantação de empreendimento residencial da empresa no Jardim das Estrelas.

“A pavimentação dessas ruas era uma reivindicação antiga dos moradores. Foram mais de 10 anos de espera e conseguimos executar essas melhorias em pouco tempo. Obras, como essa, têm ocorrido em toda a cidade, sobretudo, graças às parcerias que a Administração Municipal tem feito com o setor privado”, comentou o prefeito Rodrigo Manga, durante o ato de entrega.

Também marcaram presença no local os secretários municipais Darwin José de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno e, representando o vereador Rodrigo do Treviso, o assessor Elias Leite.

Além da pavimentação das vias, também foram executados serviços de construção de guia e sarjeta, mais reparos na rede pública de iluminação. “Essa obra é uma reivindicação antiga da comunidade, apresentada durante edição do programa ‘Prefeitura de bairro em bairro’. À época, de imediato, fizemos uma operação tapa-buracos e, agora, os trabalhos se concluem com a pavimentação definitiva”, destacou o secretário da Serpo.

A sinalização viária das ruas e de outros pontos no entorno coube à equipe da Semob, sendo que a pavimentação realizada melhorará de forma importante o fluxo viário no bairro. “A pavimentação garante segurança para a movimentação de pedestres e dos veículos nessa região”, disse o secretário da Semob.

Presente também no local, estava Rene Campos, morador do bairro há 13 anos, que pôde conferir, de perto, o fim da longa espera. “Era impossível transitar pelas ruas naquela situação, cheias de entulho e sem pavimentação. Agora sim, podemos dizer que melhorou 100%. Ficou tudo muito bom”, declarou.

Atividades e serviços gratuitos à comunidade

A população que compareceu ao evento pode também contar, gratuitamente, com serviços e atividades oferecidos pelo Poder Público no local. A Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional levou à comunidade os serviços do PAT Móvel e orientações sobre os cursos da Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios).

Quem também contribuiu com o evento foi a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), com a doação de mudas de plantas e árvores, além da Secretaria de Cultura (Secult), que levou ao evento a gibiteca itinerante, e da Guarda Civil Municipal (GCM), com a presença e interação com o público do cão terapeuta Buddy.

A Secretaria da Saúde (SES), por sua vez, ofereceu serviços de aferição de pressão e exames de glicemia à população. Houve, ainda, uma exposição da Divisão de Zoonoses da SES, sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças.

Fotos: Eduardo Santinon – Secom