Prefeitura de Sorocaba entrega obras de revitalização do Parque dos Espanhóis neste sábado (19)

19 de março de 2022 14:58

Por: Michelle Alves

A Prefeitura de Sorocaba entregou, na manhã deste sábado (19), por meio de ato oficial, as obras da revitalização completa do Parque dos Espanhóis, tradicional espaço público da cidade, localizado na Vila Assis, Zona Leste.

Com trabalhos iniciados em 6 de dezembro de 2021, equipes da Serpo ficaram responsáveis pelos serviços de varrição e limpeza do parque, retirada de entulho, tapa-buracos, roçagem e poda de árvores, mais a pintura do palco, manutenção de contêineres de lixo, da pista de saibro, fonte, chafariz, gradis e bicicletário. A Secretaria de Mobilidade (Semob) e a Urbes – Trânsito e Transportes, por sua vez, estão envolvidas com os reparos e instalação de novas placas e da sinalização de solo, bem como a implantação de rampas de acessibilidade. Já, o Saae/Sorocaba realizou a limpeza e a manutenção das bocas de lobo e do lago do parque, enquanto a Secretaria da Saúde (SES) promoveu a dedetização da área.

É uma série de melhorias, realizadas como parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, em parceria com a empresa Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda., que está modernizando toda a iluminação do parque, trocando 136 dispositivos de luz por luminárias de LED, além de ter doado todo o material para a execução dos serviços de pintura, manutenção do playground, academia ao ar livre, bebedouros, bancos, prédio do Administrativo (telhado e pintura), quadra poliesportiva, campo de futebol, calçamento, piso e do monumento na entrada do espaço.

O parque recebeu a equipe do Governo, junto do prefeito Rodrigo Manga, durante edição do programa “Prefeitura de Bairro em Bairro”, realizada em 24 de setembro de 2021, quando foram ouvidas as demandas da população local e ficou certo que o parque seria revitalizado, por meio de parceria com a iniciativa privada, envolvendo um investimento inicial de R$ 200 mil.

“Trazer esta revitalização para os moradores em apenas um ano do nosso Governo, é extremamente satisfatório para nós. O parque estava abandonado, há anos, pelas antigas administrações, que faziam somente a roçagem, vez ou outra. Essa união de todos os secretários, que trabalham de domingo a domingo, em prol da população sorocabana, possibilitou realizar esta obra essencial para a nossa cidade”, afirma o prefeito Rodrigo Manga.

Desde o início de 2021, a atual gestão da Prefeitura de Sorocaba já promoveu a construção ou revitalização de cerca de 15 parques, praças ou áreas de lazer, localizadas nas várias regiões da cidade.

“Esta revitalização completa do parque só foi possível graças à parceria com as várias secretarias municipais, com todo mundo trabalhando junto, em prol do Município. Contando, ainda, com a importante parceria da Splice, que deixou o parque pronto para o usufruto da comunidade local”, conclui o secretário da Serpo, Darwin de Almeida Rosa.

“Agradecemos àqueles que nos deram a oportunidade de trazer para o parque um pouco do que temos como ‘Cidades Inteligentes’, a exemplo das luminárias inteligentes em Led, que facilitam o reconhecimento de tudo e todos de forma sendo dimerizáveis, ou seja, controlando a intensidade de brilho, quando necessário. Já notamos famílias brincando e aproveitando o espaço, com segurança e tranquilidade, incluindo a noite”, enfatizou Hector Felix, representante da Splice.

Além do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários de Serviços Públicos e Obras, Darwin de Almeida Rosa; de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini; de Comunicação, Fernanda Burattini; da Cidadania, Clayton Lustosa; da Educação, Marcio Carrara; de Relações Institucionais e Metropolitanas, Luiz Henrique Galvão; de Esporte e Qualidade de Vida, Pedro Souza; e da Administração, Fausto Bossolo; também participaram da cerimônia de entrega da revitalização do Parque dos Espanhóis o ouvidor-geral do Munícipio, Evandro Bueno; o chefe de Gabinete, André Moron; o diretor-geral do Saae/Sorocaba, Tiago Suckow; os vereadores Vinicius Aith e Fernando Dini; mais o deputado federal Vitor Lippi e Hector Felix, da Splice.

Durante o evento, a Prefeitura de Sorocaba montou uma estrutura para oferecer diversos serviços à população no local, como aferição de pressão e exame de glicemia; corte de cabelo; feira de adoção pet; gibiteca itinerante; cadastro para vagas de emprego; exposição de materiais de prevenção à dengue e outras doenças; atendimento dos Ônibus Azul e Rosa da saúde do homem e da mulher, além da presença do cão terapeuta da Guarda Civil Municipal (GCM) e de uma feira gastronômica.

Ainda, a população pode assistir a várias apresentações musicais e de dança, com a Banda Lírio; o grupo de capoeira Ohana Guerreira; o grupo de dança flamenca da dançarina Thalma Di Lelle; o teatro da Associação Fazendo Arte e alongamento com o grupo de ginástica do Parque dos Espanhóis.

Fotos: Michelle Alves – Secom/Divulgação