Prefeitura de Sorocaba entrega obras de revitalização do Espaço Kids no Parque das Águas

26 de maio de 2023 18:32

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

A Prefeitura de Sorocaba entregou, na tarde desta sexta-feira (26), as obras de revitalização do Espaço Kids no Parque das Águas, localizado no Jardim Abaeté, Zona Leste da cidade. A reforma, iniciada no dia 26 de abril deste ano, foi concluída em exatos 30 dias, sendo que o prazo previsto inicialmente era de até 90 dias. A iniciativa foi viabilizada por meio de parceria com a iniciativa privada, via programa municipal Adote Sorocaba.

A recuperação desse espaço público coube à empresa Provis Promoção e Merchandising, que “adotou” a área do Espaço Kids da praça. No local, foram instalados: playground adaptado para pessoas com deficiência (PCD) e academia com pesos e barras. Houve a pintura de piso e das lixeiras, a manutenção e pintura do playground, da academia ao ar livre, dos bancos e da quadra de basquete, além de melhorias no sistema de iluminação e nos sombrites.

“Os brinquedos estavam enferrujados e tudo foi recuperado e melhorado. O espaço, agora, está adequado para as acrianças brincarem e as famílias se divertirem. O Parque das Águas está sendo valorizado novamente e mais atrações ainda virão”, adiantou o prefeito Rodrigo Manga, durante ato no local, que marcou a conclusão dos trabalhos.

Também marcaram presença no local o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto, os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Samyra Toledo (Gabinete Central), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu), Rodrigo Carvalho (Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), Paulo Henrique Marcelo (Desenvolvimento Econômico e Turismo – Sedetur) e Fernanda Burattini (Comunicação – Secom), além do diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; do Comandante da GCM, Davi Dutra; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; e dos vereadores Caio Oliveira e Silvano Júnior. A Provis Promoção e Merchandising esteve representada pelo seu sócio administrador, Guilherme Bolzan de Luca.

Coube à Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) acompanhar o andamento das obras. “A pista de skate e patins está em vias de ser entregue também e ainda será instalado um redário, novas lixeiras e nova academia ao ar livre”, disse o secretário Darwin de Almeida Rosa. “Uma obra entregue em 30 dias é sinal de eficiência. Mais que isso, em três meses, teremos uma Parque das Águas totalmente revitalizado”, complementou a secretária Samyra Toledo.

O casal André, 38 anos, e Kel Silva, 35 anos, estava no parque se divertindo com o filho, Nicolas, de um ano de idade, e eles aproveitaram apara participar da entrega das melhorias no Espaço Kids. “Ficou uma maravilha. Está lindo e nosso filho está adorando, principalmente a parte do parque em areia. Vamos voltar muito mais vezes aqui. Está todo colorido”, disse Kel, que pegou uma muda de pimenta biquinho e outra de ora-pro-nóbis, doadas no local pela equipe da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema).

Também está nos planos da Serpo, em um segundo momento, promover a recuperação do teatro de arena e dos sanitários do Parque das Águas, viabilizada por meio de recursos de emenda parlamentar. Outra medida que está sendo estudada é a reativação do posto fixo da Guarda Civil Municipal (GCM) no endereço e a melhoria de todo o sistema de iluminação pública.

Adote Sorocaba

O programa Adote Sorocaba, assegurado pela Lei Municipal nº 12.494/2022, é coordenado pela Secretaria de Gabinete Central e oferece a oportunidade para que toda pessoa, física ou jurídica, contribua para a conservação e manutenção de espaços públicos na cidade.

A iniciativa permite a “adoção” de espaços públicos, como parques, chafarizes, praças, quadras e centros esportivos, academias ao ar livre, canteiros, vias públicas, museus, bibliotecas, monumentos, entre outros equipamentos de valor cultural, além de Ecopontos e demais áreas.

Ao assinar o termo de adoção, o interessado assume o compromisso de cuidar do local. Em contrapartida, tem o direito de instalar uma ou mais placas de identificação da adoção do espaço público; colocar informe publicitário em bancos, contêineres, playground e academia ao ar livre; urbanizar e decorar o espaço apresentado no projeto, com instalação de dispositivos para exploração publicitária; entre outros, desde que previamente analisados e autorizados pela Prefeitura.

Mais informações sobre o programa Adote Sorocaba podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3238-2501 ou pelo e-mail: gabinetecentral@sorocaba.sp.gov.br .