Prefeitura de Sorocaba entrega obras de revitalização de praças no Parque Esmeralda

15 de julho de 2023 9:32

Por: Evelyn Azevedo

A Prefeitura de Sorocaba entregou, no final da tarde desta sexta-feira (14), com a presença de inúmeros moradores, a revitalização das praças “Sebastião França da Silva” e “Jerônima de Carvalho Gomes”, ambas localizadas no Parque Esmeralda, Zona Oeste da cidade.

As intervenções fazem parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade” e foram executadas com recursos advindos de medidas mitigadoras, por parte da empresa Ossel Ltda. A empresa Mabre Construtora foi a contratada para realizar os serviços, sob a supervisão da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo).

A ação de revitalização da Praça “Sebastião França da Silva” contemplou a substituição de iluminação pública por tecnologia de LED, implantação de academia ao ar livre, playground e reforma do passeio público. Já, a Praça “Jerônima de Carvalho Gomes” também ganhou a substituição da iluminação por tecnologia de LED, implantação de academia ao ar livre, reforma do passeio público e limpeza de todo o local.

“A população pediu muito por essas melhorias, durante edição do programa ‘Prefeitura de bairro em bairro’ e nós, prontamente, atendemos à solicitação. É uma satisfação imensa poder proporcionar lazer e qualidade de vida, não só aqui, mas na cidade inteira”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.

Além do prefeito Rodrigo Manga, também participaram do ato os secretários municipais da Serpo, Darwin de Almeida Rosa, e de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, mais o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; o gerente comercial da Ossel, Leandro Pyaia Garcia, e o diretor comercial corporativo, Eduardo Gusmão Barros; o engenheiro civil da Mabre, Murilo Albuquerque e, representando o vereador Francisco França, o assessor Aparecido Luiz de Souza.

“Esses espaços nunca tinham sido revitalizados ou aproveitados para algo em benefício dos munícipes. Hoje, podemos nos orgulhar, vendo todas essas crianças se divertindo. Tudo isso, após o trabalho diário das secretarias envolvidas neste programa tão importante”, disse o secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo).

Os moradores compareceram ao ato para prestigiar a entrega das novas áreas de lazer e aprovaram os novos equipamentos. Lilian Mendes e Vera Campos são moradoras do bairro e levaram as filhas, Hellena, de 3 anos, e Eloá, de 7, respectivamente, para conhecerem os novos brinquedos. “Finalmente, podemos contar com essas áreas para as crianças, fazia muita falta aqui, para nós. Não tínhamos um espaço, como esse, para o lazer dos pequenos. Estamos muito felizes com os novos locais do bairro”, disse Lilian.

Atividades e serviços gratuitos à comunidade

A população que compareceu ao evento pode também contar, gratuitamente, com serviços e atividades oferecidos pelo Poder Público no local. A Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional levou à comunidade os serviços do PAT Móvel e orientações sobre os cursos da Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios).

Quem também contribuiu com o evento foi a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), com a doação de mudas de plantas e árvores, e a Guarda Civil Municipal (GCM), com a presença e interação com o público do cão terapeuta Buddy.

A Secretaria da Saúde (SES), por sua vez, ofereceu serviços de aferição de pressão e exames de glicemia à população. Houve, ainda, uma exposição da Divisão de Zoonoses da SES, sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças.

Fotos: Michelle Alves – Secom