Prefeitura de Sorocaba entrega obras de revitalização da Praça “Antônio Moreno Antequera” na Vila Barcelona

29 de agosto de 2022 21:39

Por: Evelyn Azevedo

Fotos: Michelle Alves – Secom

Atendendo às demandas apresentadas pelos moradores durante edição do programa “Prefeitura de Bairro em Bairro”, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), entregou, nesta segunda-feira (29), as obras de revitalização da Praça “Antônio Moreno Antequera”, localizada na Avenida Francisco Pintor Miranda com a Rua Cuba, na Vila Barcelona, Zona Leste da cidade.

As melhorias ocorreram em parceria com a empresa Silva e Campos Construção e Incorporação Ltda., por meio de medida mitigadora, com o apoio da Serpo. Além da implantação de playground, academia ao ar livre e bancos de concreto, foram realizadas, ainda, limpeza, poda, jardinagem, manutenção de calçamento e guias, instalação de iluminação com tecnologia de LED e nova sinalização viária no entorno da praça.

As obras de revitalização fazem parte do programa municipal “Sorocaba Linda de Verdade”, implantando pela atual Administração Pública, com o intuito de valorizar e recuperar os espaços públicos que estavam abandonados, há anos, no município. “A população nos elegeu, dentre outros compromissos, para resolver os problemas da cidade e é nesse sentido que criamos o programa ‘Sorocaba Linda de Verdade’, que possibilita a parceria com a iniciativa privada para trazer todas essas melhorias aos nossos moradores. Esta praça esteve esquecida por outros governos por quase 30 anos e, agora, foi totalmente revitalizada e pode ser aproveitada pelos munícipes”, declarou o prefeito Rodrigo Manga.

O secretário da Serpo, Darwin José de Almeida, agradeceu o trabalho realizado pela empresa em parceria com a Secretaria, lembrando, ainda, a importância da participação dos moradores para a valorização e preservação desse espaço revitalizado. “Após todas as melhorias feitas na praça, nossa missão passa a ser zelar pelo espaço. Todos que moram na região podem colaborar, para deixar a cidade cada vez melhor”, afirmou.

Já, o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini, ressaltou o quanto medidas mitigadoras, como essa, têm auxiliado nas obras em benefício dos cidadãos sorocabanos. “Essas obras que temos feito nos espaços públicos, que estavam degradados há tanto tempo, só estão acontecendo devido à organização e ao planejamento da atual Gestão Pública, além da importante parceria com as empresas privadas, o que nos permite entregar mais lazer e qualidade de vida à população”.

Moradores também fizeram questão de prestigiar a entrega da praça totalmente renovada. “Agora sim, podemos andar com tranquilidade pela praça. A falta de iluminação, por exemplo, nos impedia de frequentar e aproveitar o espaço”, contou Solange Zanatta, moradora da Rua Cuba.

Assim como Solange, Miriam Santos da Costa, que reside há cinco anos no bairro, também comemorou a implantação do playground. “Com essa revitalização, não precisamos mais sair do bairro para ter acesso ao lazer para nossas crianças”, festejou.

Além do prefeito Rodrigo Manga e dos secretários de Serviços Públicos e Obras, Darwin de Almeida Rosa, e de Mobilidade, Carlos Eduardo Paschoini, também compareceram ao ato o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto. Representando a empresa Silva e Campos, parceira do Executivo nessa obra, prestigiou o evento a gerente comercial, Gália Andreazza.

Durante a entrega das obras, também foram oferecidas várias atividades gratuitas aos cidadãos: Posto Móvel do Procon Sorocaba; atendimentos dos Ônibus da Saúde do Homem e da Mulher, da Secretaria da Saúde (SES); aferições de pressão arterial e glicemia, proporcionadas pela Escola de Enfermagem Grau; Gibiteca Itinerante, da Secretaria de Cultura (Secult); atendimentos do PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Sedettur); cursos profissionalizantes da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten); entrega de informativos sobre o uso consciente da água e o programa Caixa d’Água Social, do Saae/Sorocaba; exposição de animais taxidermizados e doação de mudas, pela Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema); dicas sobre prevenção à dengue e outras doenças, pela Zoonoses/SES e mais a equipe do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM), com o cão terapeuta Buddy.