Prefeitura de Sorocaba entrega obras de melhorias em quadra no Cajuru

24 de maio de 2023 19:16

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), nesta quarta-feira (24), entregou as obras de revitalização da quadra poliesportiva localizada na Rua Eugênio Gonçalves de Souza, no bairro Cajuru do Sul, Zona Leste da cidade. As melhorias foram iniciadas no último dia 2 de maio e foram concluídas antes do prazo previsto inicialmente, que era de 45 dias.

“Essa quadra foi entregue em tempo recorde: 22 dias. Era um espaço abandonado há anos e que ganhou vida nova. Ficou lindo e será um grande local de convívio das famílias, lazer e esporte”, comentou o prefeito Rodrigo Manga, durante ato de entrega, acompanhado do vice-prefeito, Fernando Martins da Costa Neto.

As intervenções foram executadas em parceria com o Supermercado Une, por meio de medida mitigadora e com gerenciamento da Serpo, como parte do programa municipal “Sorocaba Linda de Verdade”. Além da reforma da quadra, houve a manutenção dos alambrados, a pintura do local e a implantação de novas redes e traves esportivas, bem como a recomposição da arquibancada, reparos na calçada e a instalação de iluminação com tecnologia de LED.

“Locais, como este, em todos os cantos da cidade e que estavam degradados há anos, com a união de esforços das equipes das secretarias municipais, estão sendo transformados e devolvidos às comunidades”, apontou o secretário da Serpo, Darwin de Almeida Rosa (Sepo).

Também participaram do ato os secretários municipais Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semb), Rodrigo de Almeida (Esporte e Qualidade de Vida – Sequav), Anselmo Neto (Relações do Trabalho e Qualificação Profissional – Sert) e Paulo Henrique Marcelo (Desenvolvimento Econômico e Turismo – Sedetur); além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do Comandante da Guarda Municipal de Sorocaba (GCM), Davi Dutra; e do líder do Governo na Câmara, vereador João Donizeti. O supermercado Une esteve representado pelo sócio proprietário Marcio Une.

Por meio de parcerias com a iniciativa privada, no total, já foram economizados mais de R$ 50 milhões aos cofres públicos, quanto à revitalização de mais de 70 áreas públicas na cidade. “É uma fórmula que está dando certo e mostra o comprometimento de todos os envolvidos, o que sinaliza que a atual Administração Municipal está no caminho correto”, enalteceu o vice-prefeito.

A dona de casa Gislaine Angelo, 47 anos, concorda: “a Prefeitura está de parabéns por mais esta obra”. Ela estava com o filho Nicolas, 10 anos, que não via a hora de jogar futebol na nova quadra. “Era tudo estragado, tinha lixo e faltava redes nos gols. Agora, está tudo pintado, limpo e perfeito. As aulas da escolinha de futebol do bairro, agora, serão aqui”, comemorou o garoto.

Iniciado em 2021, o programa “Sorocaba Linda de Verdade” abrange serviços de manutenção, reparo e revitalização de espaços públicos, como ruas, praças, cemitérios, unidades escolares, Centros Esportivos, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), entre outros, em todas as regiões do município.

Serviços à comunidade

Durante a entrega das obras, também foram oferecidas atividades gratuitas à população: aferições de pressão arterial e glicemia e Ônibus da da Mulher, pela Secretaria da Saúde (SES); Gibiteca Itinerante, da Secretaria de Cultura (Secult); atendimentos do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e cursos profissionalizantes da Universidade do Trabalhador, Empreendedor e Negócios (Uniten); entrega de informativos sobre o uso consciente da água e o programa Caixa d’Água Social, do Saae/Sorocaba; exposição de animais taxidermizados pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema) e dicas sobre prevenção à dengue e outras doenças, pela Zoonoses/SES, e a presença do cão terapeuta Buddy, do Canil da Guarda Civil Mjnicipal (GCM).

A aposentada Edina Oliveira, 73 anos, é moradora do Cajuru e fez questão de prestigiar o evento. “Aproveitei para medir a glicemia e o resultado deu que está tudo ótimo. Aliás, ótima ficou essa quadra. Passo todo dia de ônibus em frente e estava tudo destruído. A criançada precisava mesmo de uma área de esporte adequada, como ficou depois dessa reforma”, frisou.