Prefeitura de Sorocaba entrega área de lazer no Parque das Laranjeiras e o novo PAT Móvel

30 de maio de 2023 21:09

Por: Mariana Campos

A Prefeitura de Sorocaba entregou, nesta terça-feira (30), às obras de implantação da área de lazer, na esquina da Rua Baby Barlim com a Rua Cristóvão Garcia Molina, no Parque das Laranjeiras, Zona Norte da cidade, além do PAT Móvel, a nova unidade móvel do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT).
A implantação da área de lazer faz parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade” e tem como objetivo proporcionar mais oportunidades de convívio, além da prática esportiva, promovendo qualidade de vida aos munícipes. As obras foram executadas pela empresa Viva Construções e Serviços Ltda., por meio de emenda parlamentar da vereadora Fernanda Garcia, no valor de R$ 220 mil. O novo espaço público conta com academia ao ar livre, playground, minicampo de areia infantil, bancos, calçamento, paisagismo e iluminação com tecnologia de LED.
Já, a nova unidade móvel do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) atenderá o morador que está em busca de contratação no mercado de trabalho da mesma forma que ele é atendido no posto fixo do PAT, no Centro, ou em uma das Casas do Cidadão, ampliando, ainda mais, o acesso do sorocabano às oportunidades de emprego. Lá, o munícipe terá acesso a todas as vagas de emprego disponíveis e pode sair com encaminhamento para a vaga, ou seja, já com a entrevista agendada, de forma gratuita.
Fruto de emenda parlamentar do vereador Péricles Régis, no valor de R$ 350 mil, a unidade móvel será levada, prioritariamente, aos bairros de Sorocaba mais distantes das Casas do Cidadão. A Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), responsável pelo serviço, já fez o mapeamento da cidade e divulgará, em breve, a programação semanal do PAT Móvel.
“É um prazer retornar ao Parque das Laranjeiras para a entrega dessa obra importante. O prefeito Rodrigo Manga, desde o início do governo, vem fazendo planejamento e buscando alternativas para revitalizar espaços públicos, que estavam degradados há muitos anos, como esse. Já, o PAT Móvel é mais uma ação inovadora do governo Rodrigo Manga, que vai atender à demanda do munícipe que precisa de emprego”, afirmou o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini, que representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião.
“Hoje, entregamos esse espaço revitalizado onde as famílias poderão desfrutar de momentos de convívio e lazer. Agradeço à vereadora Fernanda Garcia por destinar recursos para essa importante melhoria no bairro”, declarou o presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Sergio Barreto, que representou o secretário de Obras e Serviços Públicos (Serpo), Darwin de Almeida Rosa, na solenidade.
Além do secretário Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade) e do presidente da Urbes – Trânsito e Transporte, Sergio Barreto, participaram do ato os secretários Anselmo Neto (Relações do Trabalho e Qualificação Profissional), Paulo Henrique Marcelo (Desenvolvimento Econômico e Turismo) e Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana), além do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e dos vereadores Luís Santos, Péricles Régis, Fernanda Garcia e Dylan Dantas.
Atividades e serviços gratuitos à comunidade
A população que compareceu à cerimônia de entrega da revitalização da área de lazer e do novo PAT Móvel pode contar, gratuitamente, com serviços e atividades oferecidos no local. A Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional levou à comunidade os serviços do PAT e orientações sobre os cursos da Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios). Já, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo ofereceu sessões de massagem relaxante e informações do Espaço Empreendedor.
A Secretaria da Saúde (SES), por sua vez, ofereceu serviços gratuitos de saúde à população, com aferição de pressão e exames de glicemia, e uma exposição da Divisão de Zoonoses da SES, sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças.
Outros atrativos foram uma exposição de animais taxidermizados e doação de mudas, da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema). A população também pode contar com os serviços do Procon Móvel, administrado pela Secretaria de Governo (Segov) e, ainda, interagir com Buddy, o cão terapeuta da Guarda Civil Municipal (GCM). Por fim, a Secretaria de Cultura (Secult) levou ao evento a gibiteca e uma exposição itinerante.

Fotos: Michelle Alves/Secom