Prefeitura de Sorocaba entrega área de lazer com espaço inédito para prática de artes marciais no Jardim São Guilherme

23 de agosto de 2023 9:51

Por: Evelyn Azevedo

Com a presença de inúmeros munícipes, a Prefeitura de Sorocaba entregou, nesta terça-feira (22), a nova área de lazer que está localizada na Rua Antônio Piantore, com a Rua Eugênio Silvano, no Jardim São Guilherme, Zona Norte da cidade.

As melhorias no espaço público fazem parte do programa municipal “Sorocaba Linda de Verdade” e compreendem a implantação de playground, iluminação em LED, bancos de concreto, paisagismo completo, além de inéditos equipamentos para a prática de artes marciais, atendendo a pedidos de moradores do entorno. A obra foi executada pela empresa contratada Increte e foi possível graças à emenda parlamentar enviada pelo vereador Ítalo Moreira.

“As parcerias público-privadas estão possibilitando o resgate de diversos espaços públicos que, antes, estavam completamente abandonados por administrações anteriores. Esta área, além de proporcionar momentos de lazer e integração, também possibilita a prática de artes marciais, uma benfeitoria pública que oferece mais uma opção esportiva para a população”, declarou o prefeito Rodrigo Manga, presente no ato de entrega.

Na ocasião, o prefeito esteve acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo) e Clayton Lustosa (Cidadania – Secid), do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, além dos vereadores Ítalo Moreira e Luis Santos.

“É com muito orgulho que, hoje, podemos entregar um ambiente harmonioso e muito bem equipado. As obras foram um desafio para nossas equipes, pois partiram de um projeto inédito, com a novidade do espaço voltado às artes marciais. Agora, podemos conferir o resultado do trabalho incansável de todas as Secretarias Municipais envolvidas no programa ‘Sorocaba Linda de Verdade’, que já recuperou diversas áreas públicas por toda a cidade”, afirmou o secretário de Serviços Públicos e Obras.

Durante o evento, os alunos da Academia Caminho de Okinawa, escola de artes marciais do bairro, demonstraram as práticas realizadas durante os treinos. O momento foi de muita alegria e comemoração para todos aqueles que aguardavam pelo novo espaço.

“Este é um projeto de longa data, que já aguardávamos há muitos anos e que, graças ao empenho da Prefeitura, finalmente conquistamos. Desejo que possamos aproveitar o espaço com muita responsabilidade. As artes marciais só têm coisas boas a acrescentar, elas ensinam doutrinas valiosas para nossas crianças, como bons hábitos e muita educação. Agora, todo o bairro poderá conferir o que temos para oferecer”, ressaltou o professor da academia, Sensei Bruno Rocha.

A novidade impressionou até os moradores de bairros vizinhos. Gabriela Bueno, residente do Parque Paineiras, estava presente para acompanhar a primeira aula de karatê do filho Rafael, de 7 anos. “Estou muito bem impressionada! Não esperava encontrar um espaço público tão equipado e disponível para as aulas. Isso nos anima, é mais um incentivo para trazer meu filho e estimular a prática de artes marcais”, contou.

Atividades e serviços gratuitos à comunidade

A população que compareceu ao novo espaço pode, ainda, contar gratuitamente com serviços e atividades oferecidos pelo Poder Público. A Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional levou à comunidade os serviços do PAT Móvel e orientações sobre os cursos da Uniten (Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios).

Quem também contribuiu com o evento foi a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), com a doação de mudas de plantas e árvores, e a Guarda Civil Municipal (GCM), com a presença e interação com o público do cão terapeuta Buddy.

A Secretaria da Saúde (SES), por sua vez, ofereceu serviços de aferição de pressão e exames de glicemia à população. Houve, ainda, uma exposição da Divisão de Zoonoses da SES, sobre prevenção e combate à dengue e outras doenças. Além disso, as crianças presentes puderam aproveitar um ambiente para leitura e oficinas de jogos, proporcionados pela Secretaria da Educação (Sedu).

Fotos: Michelle Alves – Secom