Prefeitura de Sorocaba dá início à pavimentação asfáltica em ruas de terra na Vila Isadora

11 de outubro de 2023 20:42

Por: Evelyn Azevedo

A Prefeitura de Sorocaba, por meio do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead), deu início, nesta quarta-feira (11), às obras de pavimentação asfáltica de vias de terra na Vila Isadora, região de Brigadeiro Tobias, Zona Leste da cidade.

As melhorias no bairro compreendem as ruas Miguel Ascêncio e Rodolfo Garcia, bem como algumas travessas projetadas, que facilitarão o tráfego local, assim como o escoamento de águas das chuvas.

Com valor estimado de 7,5 milhões, as obras serão executadas pela empresa contratada Obragem Engenharia e Construções Ltda., com recursos financiados ao Município pelo Fonplata – Banco de Desenvolvimento, sendo uma demanda importante para a população local, que buscava por essa solução há mais de 40 anos.

A intervenção, com prazo de entrega em até 12 meses, compreende uma área total de 11.595,9 metros quadrados, contando com a implantação de pavimentação completa, de galerias de águas pluviais em tubulações, guias, sarjetas e calçadas, iluminação pública com tecnologia de LED, além de sistema de drenagem, garantindo o escoamento adequado das águas pluviais e prevenindo problemas de alagamento.

“Esse projeto é a menina dos nossos olhos. Desde que tivemos a aprovação do financiamento junto ao Fonplata, visitamos o bairro para viabilizar a execução das obras, da melhor maneira possível. É uma alegria muito grande poder realizar o sonho de moradores que esperaram, há tantos anos, pela pavimentação dessas ruas”, declarou o prefeito Rodrigo Manga, durante o ato de início.

O projeto, além de concretizar o sonho dos moradores locais, também auxilia nos serviços municipais de manutenção das vias da cidade, como ressaltou o secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa, que esteve presente na solenidade. “Parabenizo o CADI pelo trabalho importantíssimo que vem desenvolvendo em Sorocaba. Com as melhorias, vamos conseguir diminuir as soluções momentâneas que precisávamos realizar constantemente neste local e, dessa forma, ganhar em otimização dos trabalhos realizados pela Administração Pública”.

O novo asfalto das vias, ao final, também receberá toda a sinalização viária necessária, executada pela Secretaria de Mobilidade. “Fico feliz de participar de eventos, como esse, que trarão mais mobilidade e facilidade para a população local. Um pedido de décadas dos moradores, que também beneficia a mobilidade urbana, melhorando o tráfego viário”, finalizou o secretário da Semob, Carlos Eduardo Paschoini.

Também marcaram presença no ato a superintendente do CADI, Jessica Pedrosa; o ouvidor-geral do município, Evandro Bueno; o engenheiro da Obragem, Lucas Cardoso Ávila; o coordenador da Consórcio Acelera Sorocaba, instituição parceira do CADI, que atua no apoio ao gerenciamento e supervisão de obras, Ercel Spinelli; além do vereador Fábio Simoa.

Fotos: Michelle Alves – Secom