Prefeitura de Sorocaba conclui revitalização do prédio da atual Rodoviária

12 de abril de 2023 18:00

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, concluiu, nesta semana, a revitalização do prédio da atual Rodoviária de Sorocaba, na região Central da cidade. Os trabalhos incluíram manutenção e pintura das instalações, ativação da guarita de segurança existente no local e melhorias na sinalização de trânsito nos arredores.

Os trabalhos tiveram início em fevereiro passado e houve, inclusive, a limpeza e o restauro das paredes externas. “O objetivo foi deixar o local mais bonito e agradável para os usuários, bem como valorizar essa região, afinal, cerca de 2.500 pessoas circulam todos os dias pela Rodoviária”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto.

A atual Rodoviária de Sorocaba funciona diariamente, das 4h à 1h, onde operam 22 empresas de transporte de passageiros, das quais onze utilizam o espaço, inclusive, para a realização de conexão com outras cidades ou estados. De acordo com a Urbes, aproximadamente, 110 viagens partem do terminal, por dia.

A guarita de segurança existente na Rodoviária, ocupada no passado com posto da Polícia Militar (PM), foi recuperada também e, desde fevereiro, está sendo utilizada de forma compartilhada e integrada, como ponto fixo para equipes do Poder Público que atuam nas áreas de segurança e de assistência social, sobretudo da Guarda Civil Municipal (GCM) e do programa “HumanizAção”.

“Os trabalhos de abordagem social e acolhimento às pessoas em situação de rua prosseguem de maneira ininterrupta no local, com apoio da Urbes, da mesma forma que houve reforço no patrulhamento feito pela GCM e PM”, complementa o responsável da Urbes. A Rodoviária conta, ainda, com equipe de segurança 24 horas nas plataformas, banheiros públicos e sala de espera, a qual atua de forma coordenada com a PM e a GCM.

Segundo a Urbes, o atual prédio da Rodoviária de Sorocaba não comporta mais as atividades de transporte de passageiros da cidade em pleno crescimento, porém, a manutenção do local e melhorias dos serviços ofertados serão realizadas, além de estudados novos planos de utilização para o espaço.

Vale ressaltar que um novo terminal rodoviário, mais moderno, amplo e equipado, está em fase de licitação para ser construído em área com acesso na altura do km 106 da Rodovia Raposo Tavares. A partir do momento em que essa nova Rodoviária começar a funcionar, outra finalidade de uso e mais melhorias serão conferidas ao prédio do atual terminal, que ficará mais adequado às características da cidade hoje em dia.