Prefeitura de Sorocaba conclui obra de drenagem e instalação de área de lazer na região do Cajuru

6 de setembro de 2023 14:42

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

A Prefeitura de Sorocaba concluiu, nesta semana, duas obras na região do Cajuru, Zona Leste da cidade. A primeira delas foi a implantação de área de lazer no bairro Terras de Arieta e a segunda, a construção de escadas hidráulicas, para melhorias na rede de drenagem no Jardim Nilton Torres.

“Esses dois pedidos eram reivindicações antigas de moradores desses locais. Prezamos pela qualidade de vida de nossa população e, nesse sentido, estamos deixando Sorocaba cada dia melhor e mais linda, resgatando o orgulho de cada sorocabano”, destaca o prefeito Rodrigo Manga.

A nova área de lazer no bairro Terras de Arieta está localizada na Alameda Sete Copas. Ela inclui playground, bancos, academia ao ar livre e iluminação pública, composta por 20 luminárias com tecnologia de LED.O investimento foi de R$ 86,8 mil, por meio de emendas parlamentares destinadas pelos vereadores João Donizeti, líder do Governo na Câmara Municipal, e Cristiano Passos.

“A instalação da área de lazer foi executada pela empresa Increte Serviços e Construções Ltda., contratada via licitação, sob a supervisão da Secretaria de Serviços Públicos e Obras”, comentou o secretário da pasta, Darwin de Almeida Rosa.

Morador do bairro há oito anos, o gerente de projetos Bruno Barcellos reconheceu a importância do novo espaço de lazer para a comunidade. “Muito boa a iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, de implantar essa área. Agora, sobretudo as crianças, têm um lugar adequado para brincar e os adultos, para praticar atividades físicas, com toda segurança e conforto”, completou.

Em relação às obras no Jardim Nilton Torres, as escadas hidráulicas foram construídas em um trecho posterior à rede de drenagem existente no bairro, onde havia acúmulo de água em dias de chuva intensa, cujos sedimentos eram arrastados para um curso de água nas proximidades.

A obra coube à empresa Viva Construções e Serviços, com recursos de financiamento do New Development Bank (NDB) e gerenciamento do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead) da Prefeitura.

“Esse sistema de macrodrenagem tem o objetivo de direcionar a vazão das águas pluviais de forma eficaz, a fim de prevenir o surgimento de erosões e minimizar potenciais danos estruturais ao pavimento das vias. As escadas hidráulicas dissipam a energia das águas pluviais em declive, por meio de uma série de degraus, reduzindo, assim, a velocidade da água e minimizando o impacto erosivo. Beneficia tanto os aspectos ambientais, quanto a infraestrutura urbana e a qualidade de vida da comunidade local”, complementa a superintendente CADI, Jessica Pedrosa.