Prefeitura de Sorocaba anuncia melhorias em praças no Parque Vitória Régia e no Portal do Éden

14 de julho de 2023 16:21

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), anunciou obras de melhorias na Praça “Apparecida Bueno de Camargo”, localizada nas proximidades do Conjunto Habitacional “Dr. Ulisses Guimarães” (Sorocaba B), no Parque Vitória Régia, Zona Norte da cidade. Também nesta sexta-feira (14), a Administração Municipal iniciou a revitalização da Praça “José Bernardo de Andrade”, no bairro Portal do Éden, Zona Leste. Ambas as ações fazem parte do programa “Sorocaba Linda de Verdade”.

A Praça “Apparecida Bueno de Camargo”, situada entre as ruas Sandro Antônio Mendes e Nestor Silva de Oliveira, soma 4.533,83 metros quadrados de área.  Lá, serão implantados: playground, dois quiosques, passeio público, luminárias em LED, bancos e paisagismo completo. Os trabalhos terão início na próxima segunda-feira (17), sendo que, no local, existe hoje apenas uma academia ao ar livre.

“Essa série de melhorias previstas deixará esse espaço muito mais agradável, sobretudo para as crianças, tornando-se também um local de convívio para toda a família”, destacou o prefeito Rodrigo Manda, em ato no local, pouco antes de assinar a ordem de serviço que autoriza as obras.

Também participaram os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serpo) e Tiago da Guia (Habitação e Regularização Fundiária – Sehab), além da superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), ligado à Secretaria de Administração (Sead), Jessica Pedrosa; do ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; do Subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Régis Alonso; e do vereador Fausto Peres.

O prazo de execução é de até 120 dias, por parte da empresa Increte Pisos e Construções, representada, no evento, pelo seu sócio administrador Joel de Mello Pedroso. O investimento na nova praça é de R$ 425,5 mil, mediante convênio da Prefeitura com a Secretaria de Habitação do Governo do Estado de São Paulo, via Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). “Em 2021, iniciamos os trâmites para captar recursos e viabilizar essa parceria com o Estado, que, agora, se concretiza de forma efetiva, por meio do anúncio e início de obras”, explicou a superintendente do CADI.

Marlete Barroso, de 49 anos, é faxineira, mora nas proximidades e acompanhou o ato realizado na praça. “Fiquei muito feliz com o anúncio que terá, inclusive, brinquedos para as crianças. Elas merecem ter um espaço para brincar. Essa praça é muito frequentada e será ainda mais, a partir das novas melhorias”, disse ela, acompanhado do neto, Emanoel, de 2 anos.

Portal do Éden

Por sua vez, a revitalização da Praça “Praça José Bernardo de Andrade”, no bairro Portal do Éden, que fica no cruzamento das ruas Salvador Pereira de Camargo e Catídio Castelo Alves, estará a cargo da Serpo. Os materiais foram doados pela Amac Construção Pré-fabricada, decorrentes de medida mitigadora por investimentos feitos pela empresa no município.

A praça irá ganhar playground, que já está sendo instalado, reforma da academia ao ar livre, pintura de guias e instalação de iluminação pública com lâmpadas de LED. “A roçagem e a limpeza do espaço também já começaram e previsão é que todos os trabalhos sejam concluídos em até 30 dias”, apontou o secretário da Serpo, que conferiu o início dos serviços, junto do prefeito Rodrigo Manga e do vereador João Donizete.

“Estava precisando de limpeza das guias, sem contar que as crianças já estão adorando ver o parquinho sendo instalado”, mencionou Antonio Augusto da Silva, proprietário de um estabelecimento comercial junto à praça. “Só aqui, na região do Éden, são cerca em torno de 15 obras em andamento, como parte do programa ‘Sorocaba Linda de Verdade’, abrangendo serviços de manutenção, reparo e revitalização de espaços públicos, como ruas e praças, e que contemplam também todas as regiões do município”, finalizou o prefeito, em conversa com moradores do bairro.