“Prefeitura de bairro em bairro” anuncia série de melhorias nas Zonas Sul e Norte de Sorocaba

30 de junho de 2023 19:32

Por: Eduardo Santinon (esantinon@sorocaba.sp.gov.br)


 

As equipes do programa “Prefeitura de bairro em bairro” estiveram, nesta sexta-feira (30), em três pontos da cidade, localizados nos bairros Parque Vitória Régia e Parque São Bento, ambos na Zona Norte, e também no Jardim América, na Zona Sul. Os representantes da Administração Municipal ouviram as demandas das comunidades locais e anunciaram melhorias, sobretudo, nas áreas de saúde, trânsito, lazer e serviços.

Nessas ocasiões, o prefeito Rodrigo Manga participou, acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob), Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana – Sesu), Cláudio Pompeo (Saúde – SES) e Vitor Hugo Tavares (Esporte e Qualidade de Vida – Sequav), mais o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Tiago Suckow; o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; o Comandante da GCM, Davi Dutra; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e os vereadores Luís Santos, Dylan Dantas e Fausto Peres.

 

Parque Vitória Régia

O programa “Prefeitura de bairro em bairro”’ teve início pelo Parque Vitória Régia, na Zona norte da cidade. O grupo esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Vitória Régia e ficou definido que um fraldário móvel será providenciado até a próxima sexta-feira (7), assim como 13 cadeiras ergonômicas para funcionários, em um prazo de 30 dias, com o apoio da iniciativa privada.

Da mesma forma, a SES vai avaliar a possibilidade de utilização de veículo e motorista para a realização de serviços que atendam à comunidade da UBS Vitória Régia.

Outra reivindicação apresentada foi a ampliação das instalações da unidade, que necessita de espaço adequado para reuniões, além de aulas e eventos comunitários. No momento, a Prefeitura aguarda a liberação de verba proveniente de emenda estadual, no valor de R$ 700 mil, para essa finalidade. Para definir um cronograma de viabilização da obra, uma Comissão de moradores do bairro irá se reunir com representantes do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (Cadi), nas próximas semanas.

“A UBS Vitória Régia foi inaugurada em 1998 e, de lá para cá, o bairro cresceu e a unidade ficou pequena. Nunca houve uma ampliação da UBS e esse planejamento vem em boa hora. Vou acompanhar de perto e participar das discussões”, comentou Samuel Vicente da Veiga, 63 anos, que faz parte do Conselho Comunitário da Saúde do bairro.

 

Jardim América

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” teve continuidade com a visita ao Jardim América, na Zona Sul da cidade. O encontro com munícipes ocorreu na Praça “Dr. Vitor Pedroso”, local onde os moradores da redondeza pediram a realização de podas das árvores e instalação de sistema de iluminação com lâmpadas de LED. Ambas as medidas serão providenciadas em até 30 dias.

Outra demanda atendida foi a instalação de abrigo de ônibus, para que a praça passe a ser um ponto atendido pelo transporte público, com prazo de execução de uma semana.

Assim como a realização de consulta aos moradores da Alameda Assunta Barizani Tiengui e das Ruas Assunção e Silvio Campolim, mais a realização de estudos técnicos, para verificar a viabilidade de restringir o estacionamento de veículos a apenas um dos lados dessas vias, como forma de melhorar a segurança e a fluidez do tráfego. “Uma vez aprovada a medida, será executada em 15 dias”, disse o secretário da Semob.

 

Parque São Bento

A terceira e última parada da equipe do ocorreu no Parque São Bento, Zona Norte da cidade. A construção de uma área de lazer, em terreno na Rua Eliézer de Fátima Domingos Militão, foi solicitada pelos moradores, que serão atendidos. O prazo para iniciar as obras é de 120 dias e vai contemplar minicampo de futebol, academia ao ar livre, playground, iluminação com lâmpadas de LED e uma pista de caminhada ao longo dessa via.

Da mesma forma, a necessidade de intervenção, para estancar um escape de esgoto nas imediações, foi apontada como prioridade, sendo que o Saae/Sorocaba já comunicou uma equipe de plantão para executar o serviço, o mais rapidamente possível.

Na ocasião, a equipe da Prefeitura aproveitou para ressaltar que a edificação de uma escola no bairro está em andamento, pois era outra reivindicação importante dos moradores.

 

Prefeitura de bairro em bairro

O programa “Prefeitura de bairro em bairro” é realizado desde a primeira semana de janeiro de 2021, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos, em todas as regiões da cidade.

Mais de 100 bairros já foram atendidos pelo programa, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Jardim Bandeirantes, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Dona Tereza, Jardim Iguatemi, Centro, Parque dos Eucaliptos, Jardim Eldorado, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Astro, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Residencial Martinez, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, jardim Boa Esperança, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Conjunto Habitacional Herbert de Souza, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Vila Eros, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Villágio Torino, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim Nova Horizonte, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Jardim São Paulo, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Colorau, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Jardim Hungarês, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim Saira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Monte Alpino, Jardim Santa Marta, Jardim São Marcos 2, Chácara Três Marias, Vila União, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.

 


Saiba mais