“Prefeitura de bairro em bairro” anuncia série de melhorias nas Zonas Norte e Leste de Sorocaba

1 de setembro de 2023 20:28

Por: Evelyn Azevedo


As equipes do programa “Prefeitura de bairro em bairro” estiveram, nesta sexta-feira (1), em dois pontos da cidade, localizados nos bairros Vila Progresso, na Zona Norte, e Jardim Iporanga, na Zona Leste. Os representantes da Administração Municipal ouviram as demandas das comunidades locais e anunciaram melhorias, sobretudo, nas áreas de lazer, segurança e serviços.

O prefeito Rodrigo Manga participou nessas ocasiões, acompanhado dos secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras – Serpo), Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade – Semob) e Luiz Henrique Galvão (Relações Institucionais e Metropolitanas – Serim), mais o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae/Sorocaba), Tiago Suckow; o diretor-presidente da Urbes – Trânsito e Transportes, Sergio Barreto; a superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jéssica Pedrosa; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, e os vereadores Silvano Júnior e João Donizeti.

“As comunidades, nos dois locais visitados, apresentaram suas demandas referentes aos bairros. Definimos prazos para executar cada solicitação e uma comissão de moradores, em cada localidade, foi montada para acompanhar o andamento das ações, com canal direto de comunicação com as equipes da Administração Municipal”, destacou o prefeito Rodrigo Manga.

Vila Progresso
O programa teve início pela Vila Progresso, na Zona Norte da cidade. O grupo esteve na Praça do Truco, localizada na Avenida Dr. Artur Bernardes, e a principal reivindicação da população é a revitalização dessa praça.
Diante disso, a Serpo informou que já está com projeto de parceria com a iniciativa privada em andamento para essas melhorias e que o início das intervenções está previsto para janeiro do próximo ano.

“Essa revitalização já está sendo viabilizada pela secretaria de Serviços Públicos e Obras e, dentre as melhorias previstas, estão a reforma do coreto e dos bancos, pintura, implantação de playground e iluminação em LED”, declarou o secretário da pasta.

Presente no encontro, Ivo Silvério da Rocha, morador do bairro há mais de 30 anos e proprietário da banca de jornal no local, demonstrou entusiasmo ao receber a notícia de que a praça será revitalizada. “Tudo vai melhorar com essas obras. A expectativa é que mais famílias venham aproveitar o espaço”, disse.

Jardim Iporanga
O programa “Prefeitura de bairro em bairro”’ teve continuidade com a visita ao Jardim Iporanga, na Zona Leste da cidade, e as principais reivindicações da população, que reside em uma área de moradias junto à Estrada Amadeu Rocha Rodrigues, foram referentes à iluminação pública e rede de esgoto.

O diretor-geral do Saae/Sorocaba sugeriu duas alternativas para sanar a questão do esgoto. Uma delas é a elaboração de um projeto executivo para definir a infraestrutura necessária nas intervenções, possibilitando a implantação de uma rede elevatória no local. Já, a outra opção é a inserção de sistemas individuais em cada residência, com manutenções a cargo da própria autarquia. A decisão será tomada em conjunto, entre a Administração Municipal e a comissão de moradores formada no próprio encontro.

Atendendo aos pedidos de manutenção da iluminação do bairro, a Serpo se comprometeu a realizar a vistoria de todos os postes existentes, realizando a manutenção total no prazo de até 20 dias.

Prefeitura de bairro em bairro
O programa “Prefeitura de bairro em bairro” é realizado desde a primeira semana de janeiro de 2021, em que as equipes da Prefeitura de Sorocaba percorrem pontos, em todas as regiões da cidade, ouvindo as demandas dos moradores e providenciando soluções e melhorias.

Mais de 100 bairros já foram atendidos pelo programa, incluindo: Jardim Lucy, Jd. Luciana Maria, Portal do Itavuvu, Jd. Terras de Arieta, Ipanema das Pedras, Genebra, Cajuru do Sul, Jardim Bandeirantes, Éden, Nilton Torres, Santa Catarina, Jardim Ana Maria, Dona Tereza, Jardim Iguatemi, Centro, Parque dos Eucaliptos, Jardim Eldorado, Jardim Betânia, Jardim São Carlos, Fazenda Imperial, Astro, Jardim Guadalajara, Jardim Dois Corações, Jardim Santa Cecília, Jardim Santa Esmeralda, Residencial Martinez, Caguassu, Jardim Tropical, Wanel Ville, Parque Vitória Régia, jardim Boa Esperança, Jardim Nova Esperança, Vila Barão, Conjunto Habitacional Herbert de Souza, Jardim Zulmira, Retiro São João, Jacutinga, Jardim Sol Nascente, Mato Dentro, Parque Ouro Fino, Jardim do Paço, Vila Eros, Mineirão, Júlio de Mesquita Filho, Villágio Torino, Santa Helena, Vitória Ville, Vila Haro, Jardim Los Angeles, Jardim Cruzeiro do Sul, Vila Matilde, Jardim Guaíba, Jardim Nova Horizonte, Jardim São Guilherme, Jardim América, Ipanema Ville, Jardim Paulistano, Vila Nova Sorocaba, Jardim Prestes de Barros, Jardim São Paulo, Vila Carvalho, Parada do Alto, Jardim Itapemirim, Vila Colorau, Vila Marli, Parque São Bento, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Conjunto Ana Paula Eleutério (Habiteto), Jardim Tatiana, Botucatu, Chácara Ana Maria, Jardim Pagliato, São Sebastião, Jardim Alpes de Sorocaba, Vila João Romão, Vila Sabiá, Villa Amato, Jardim Tulipas, Piazza Di Roma, Jardim Ipanema, Jardim Marco Antônio, Jardim Maria Eugênia, Vila Espirito Santo, Caputera, Campininha, Jardim Hungarês, Parque Esmeralda, Vila Tupã, Vila Assis, Jardim Planalto, Jardim Nogueira, Vila dos Dálmatas, Jardim Saira, Jardim São Marcos, Iporanga 2, Lopes de Oliveira, Inhayba, Jardim Guadalupe, Monte Alpino, Jardim Santa Marta, Jardim São Marcos 2, Chácara Três Marias, Vila União, Parque Santa Isabel, Jardim Paulista 2, dentre outros.

Fotos: Renata Giron – Secom


Saiba mais