Praça no Jardim Tatiana é entregue totalmente revitalizada aos moradores

23 de junho de 2023 21:42

Por: Mariana Campos

Com a presença de inúmeras famílias, a Praça “Milton Cleiss”, localizada na Rua Romualdo Borghesi, no Jardim Tatiana, foi entregue oficialmente, no início da noite desta sexta-feira (23), após receber revitalização completa, graças a uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba e a Sorocaba Refrescos, franquia do sistema Coca-Cola Brasil para Sorocaba e região.

“É fundamental que a comunidade lembre como era essa praça e como está agora, após todas essas melhorias. Desfrutem e preservem este espaço, revitalizado com tanto amor e carinho, por meio dessa parceria entre a iniciativa privada e o Poder Público”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Henrique Marcelo, que representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião.

O objetivo da Prefeitura de Sorocaba com as revitalizações de diferentes espaços públicos espalhados por toda a cidade, por meio do programa “Sorocaba Linda de Verdade”, é proporcionar mais oportunidades de convívio, lazer, além da prática esportiva, promovendo qualidade de vida aos munícipes.

O envolvimento da população foi essencial para o sucesso do projeto, com os moradores contribuindo com ideias e participando das etapas de revitalização. “É um prazer para a Sorocaba Refrescos, que está instalada aqui no bairro, há quase 50 anos, entregar esse projeto tão especial para a comunidade local, em uma ação que envolveu a população, desde o planejamento, ouvindo as demandas de cada morador. A entrega desta praça traz vida e renovação ao bairro”, ressaltou o gerente-geral da Sorocaba Refrescos, Cláudio Rodrigues.

A Praça “Milton Cleiss” conta, agora, com playground, academia ao ar livre, bancos e iluminação com tecnologia de LED. Já, a quadra poliesportiva foi toda revitalizada, com a troca do alambrado, implantação de novas traves de futebol, nivelamento do piso, pintura, entre outras melhorias. Outro destaque é o grafite feito nos muros, de aproximadamente 700 metros quadrados, que faz parte do projeto “Cidade Viva”. A intervenção urbana contou com a direção artística de Diego Dgoh e apoio de artistas locais, inclusive do próprio bairro.

O secretário de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Darwin de Almeida Rosa, agradeceu a parceria com a iniciativa privada e todos os profissionais envolvidos na revitalização da praça. “Agradeço, de todo coração, essa parceria com a Sorocaba Refrescos e todos os profissionais que fizeram parte desse trabalho, que ficou realmente incrível”, declarou.

“É muito legal retornar ao bairro e ver a alegria da população, com esse belo trabalho realizado aqui, nesta praça. As parcerias com a iniciativa privada, que a Administração Municipal tem colocado em prática, desde janeiro de 2021, por meio do programa ‘Sorocaba Linda de Verdade’, têm sido fundamentais para a realização de melhorias em espaços públicos que estavam abandonados há anos”, enfatizou o secretário de Mobilidade (Semob), Carlos Eduardo Paschoini.

“Agradeço imensamente à Prefeitura de Sorocaba e à Sorocaba Refrescos por esta revitalização em nossa praça, que, com certeza, superou todas as nossas expectativas”, afirmou o presidente da Associação de Moradores do Jardim Tatiana, Antonio Vanderlei.
Além da presença dos secretários municipais Paulo Henrique Marcelo (Desenvolvimento Econômico e Turismo), Darwin de Almeida Rosa (Serviços Públicos e Obras) e Carlos Eduardo Paschoini (Mobilidade), mais o gerente-geral da Sorocaba Refrescos, Cláudio Rodrigues, e o presidente da Associação de Moradores do Jardim Tatiana, Antonio Vanderlei, participaram também da entrega oficial da praça os secretários Thiago Delmonde (interino de Cultura) e Alexandre Caixeiro (Segurança Urbana), o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno, o vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, Luís Santos, o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra, e o diretor da Ibanhez Serviços Industriais, Alex Ibanhez, empresa responsável pela execução do serviço.

Cine Boa Praça no Jardim Tatiana

O evento contou, ainda, com uma sessão de cinema gratuita, ao ar livre, do projeto cultural e educacional Cine Boa Praça, que conta com o patrocínio da Sorocaba Refrescos, por meio do Programa de Incentivo à Cultura do Governo do Estado (ProAC – ICMS), além do apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). Na ocasião, as famílias puderam conferir o filme “Sing 2”, em uma tela inflável gigante, projetado em alta definição.

O objetivo do projeto é favorecer a democratização do acesso ao cinema e à cultura a bairros e comunidades em situação de vulnerabilidade social, com sessões gratuitas de filmes voltados ao público infanto-juvenil e seus familiares, com temáticas atuais. Já, neste sábado (24), às 18h30, a sessão de cinema se repetirá na Praça “Milton Cleiss” revitalizada, desta vez com a animação “Minions 2: A Origem de Gru”.

Fotos: Michelle Alves/Secom