Centro de Triagem da Prefeitura oferece refeições e outros serviços para pessoas em situação de rua pelo programa “HumanizAção Inverno”

12 de agosto de 2021 12:01

Por: Mariana Campos, Rose Campos


O objetivo principal do programa “HumanizAção Inverno” é tratar com dignidade as pessoas em situação de rua, propiciando oportunidades para que elas deixem essa condição. Assim, faz parte das ações oferecer um local adequado para que possam fazer suas refeições e demais necessidades básicas.

Um desses locais é o Centro de Triagem, da Prefeitura de Sorocaba, que fica na região central e atende diarimante esse público para alimentação, além da prestação de outros serviços, tais como: emissão de segunda via de documentos e orientação para o trabalho. Grupos de pessoas e instituições interessados em contribuir com a entrega de alimentos não perecíveis ou refeições prontas podem entrar em contado com a Secretaria da Cidadania (Secid), para saber como devem proceder, pelo telefone (15) 3212-6900.

“Com essa articulação junto das iniciativas solidárias, nós ajudamos a promover dignidade à vida dessas pessoas. Assim, os interessados em ajudar com a entrega de alimentos e refeições podem continuar fazendo, da maneira mais apropriada”, afirma Clayton Lustosa, secretário da Cidadania.

Na noite desta quarta-feira (11), foram realizadas abordagens sociais a 25 pessoas em situação de rua, sendo que 24 aceitaram receber acolhimento social no Serviço de Obras Sociais (SOS), onde também são oferecidos refeição completa, banho, roupas limpas e pernoite.

Além do Centro de Triagem, foram percorridos os seguintes locais pelas equipes de abordagem social: Rua XV de Novembro, Av. Moreira César x Barão de Tatuí, Rua Senador Feijó e Rua Osório Maia.

Participam diariamente do programa profissionais da Controladoria Geral do Município, Secretaria da Cidadania (Secid) e SOS, com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e Urbes – Trânsito e Transportes.

Quem quiser colaborar com o programa, basta ligar para o telefone: (15) 3229-0777 (SOS), 153 (GCM) ou (15) 3212-6900 (Secid) e informar os locais da cidade onde há pessoas em situação de rua, necessitando de acolhimento e cuidados. Quem puder e desejar doar alimentos não perecíveis, roupas ou cobertores pode entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), pelo telefone: (15) 3238-2503.

Fotos: GCM/Divulgação

 

 

 

 


Saiba mais